segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O dia em que este blog foi realmente útil



Você, amigo leitor, que acompanha este blog, sabe que o criei, em janeiro do ano passado, com um nobre intuito: tirar dúvidas de estudantes de Ensino Médio, universitários ou mesmo curiosos sobre minha profissão e, desse modo, contribuir para que as pessoas entendam melhor a carreira antes de optarem por segui-la.

Pois bem. Dias atrás, tive a confirmação de que este blog está no caminho certo. Um leitor que pediu para não ser identificado escreveu-me um e-mail muito cordial. Entre palavras elogiosas, ele disse que meu blog é dos poucos que falam sobre a profissão em si. Mais do que isso, disse que, ao ler o conteúdo, teve a certeza de que quer mudar de profissão e seguir o sonho de ser jornalista. Hoje, ele é professor de Geografia.

Com a devida autorização dele, vou reproduzir e comentar alguns trechos do e-mail que me enviou. Assim escreveu o rapaz:

"Oi Leandro, tudo bom? Primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu blog e pelos trabalhos que você tem feito na área de jornalismo. Também quero lhe agradecer pelas informações que você postou. Elas foram essenciais num momento de incerteza, dúvida, medo, entre outros sentimentos que o pensamento da mudança de uma profissão causa.

Encontrei o seu blog quando estava 'caçando' na internet algum que tratasse da profissão de jornalista, os desafios, a formação, os trabalhos, a pressão, etc. E para a minha feliz surpresa encontrei o seu. Li quase todos os posts e me interessei muito.

Quero mudar de profissão e desejo iniciar no ano que vem o curso de Jornalismo. Atualmente sou professor de Geografia e estudante do curso de Pedagogia (termino em julho 2013). Sempre gostei da área de comunicação (jornalismo), mas por algumas escolhas que fiz na vida, acabei indo parar na área da Educação.

A cada dia me sinto mais frustrado pela ingrata profissão que é ser professor nesse país (principalmente pela remuneração) e a cada dia, o meu sonho de trabalhar como jornalista cresce dentro do meu coração. E agora cheguei à conclusão que quero sim, viver disso.

O seu blog mostra bem a dura realidade do trabalho de jornalista, aspecto que é inerente a qualquer profissão que tem poucas vagas para muita gente."

Eis o texto que tive o prazer de ler em minha caixa de entrada. Ao amigo, fiz um alerta. Disse que ele vai entrar numa carreira concorrida, competitiva e nem sempre leal. Tem muita picaretagem, falcatrua, puxada de tapete, etc. Ainda assim, acredito sempre que o talento pode fazer a diferença.

Se o amigo tiver talento, esforçar-se, ler muito, informar-se diariamente, escrever bem (dentro da norma culta da Língua Portuguesa), e mergulhar de cabeça em seu sonho, com certeza dará um passo enorme para realizá-lo. Nada nesta vida é impossível. Pode ser bem difícil ou improvável, mas impossível, jamais.

Fico muito feliz de, com minha ainda pouca experiência na profissão (oito anos de estrada), poder contribuir para que alguém tenha vontade de exercê-la, mesmo com tudo o que já escrevi aqui sobre a dura carreira. O amigo que me escreveu o e-mail é uma pessoa de coragem, pois já tem uma profissão e uma razoável estabilidade.

Quem tem a coragem de jogar tudo para o alto para recomeçar do zero merece ter sucesso. Muitos entrevistados de renome disseram isso aqui no blog e fizeram o mesmo que o amigo aí quer fazer. Por isso, só posso desejar sorte, saúde e muito empenho para que o sonho torne-se realidade. De minha parte, fico muito satisfeito de ter ajudado, ainda que minimamente. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário