segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A TV transmitida pela internet, a web TV e a emissora de TV de internet


Apesar de parecer um pouco confuso, o título deste post explicita os três conceitos que existem hoje acerca da fusão da televisão com a internet. No primeiro momento, pode parecer que as três nomenclaturas significam a mesma coisa, mas são bem distintas.

A TV transmitida pela internet vem, aos poucos, sendo ampliada. Este conceito ocorre quando uma emissora de televisão já existente, como Globo, Band, Record, etc, resolve colocar o sinal em seu site na rede mundial de computadores. A Globo, por exemplo, faz isso às vezes, em jogos da Seleção Brasileira, quando disponibiliza seu sinal no site globo.com.

Isso acontece porque, às vezes, os jogos acontecem em horário comercial aqui no Brasil e muita gente, obviamente, está no trabalho e não tem um aparelho de TV para assistir. Nesse caso, a internet quebra as barreiras físicas e permite que o telespectador veja o jogo pelo computador. Afinal, este aparelho é bem mais presente no meio corporativo do que a TV. Recentemente, a Record também fez isso, na transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres e registrou muitos acessos ao site.

A web TV nada mais é do que assistir a um vídeo pela internet. Ou seja, sempre que você assiste a um clipe musical do youtube, a uma reportagem dos telejornais de alguma emissora que foram ao ar aquele dia ou até mesmo o capítulo da sua novela predileta, você está assistindo à web TV. O conteúdo pode ser original ou não. Por exemplo, se o portal UOL fizer uma reportagem com conteúdo original e disponibilizar no site, isso é web TV.

A web TV não pressupõe transmissão ao vivo, mas sim, a visualização de vídeos e conteúdos sob demanda. Dessa forma, vc pode assistir ao seu telejornal favorito pelo computador, com uma vantagem. Enquanto o telespectador comum é "obrigado" a engolir o jornal inteiro, com reportagens chatas e outras divertidas, você, ao assistir as reportagens pela internet, pode escolher apenas as que lhe interessam, dispensando as demais.

Já a emissora de TV de internet é uma emissora de fato. Como se fosse um canal. Com programação própria, ao vivo e gravada. Com estúdios, equipamentos, câmeras, enfim, um canal de TV para ser visto pela internet, sem ser na TV aberta e nem por assinatura. É uma alternativa à programação que você assiste na televisão convencional.

As emissoras de TV de internet geralmente dão espaço a artistas que estão começando, atletas menos conhecidos e gente que precisa de um espaço e não encontra na grande mídia. A emissora online pode, justamente por isso, pautar esses veículos com histórias interessantes ou inusitas, e, até mesmo, tomar-lhes parte da audiência.

Porém, tem muita emissora meia boca na internet. Por isso, pela falta de estrutura, falta também a credibilidade, fato que ainda faz com que os empresários (com razão) tenham receio de investir nesse veículo de comunicação.

É muito difícil estabelecer leis e fiscalizar as ações na rede mundial de computadores, mas acredito que uma regulamentação pode ajudar no crescimento desta nova mídia. Em tempo: os mesmos conceitos aqui descritos para TV podem ser aplicados às emissoras de rádio (rádio transmitida pela internet, web rádio e emissora de rádio pela internet). Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. GOSTO de web e web tv porque fogem dos " pseudos " padrões das mídias convencionais (tv e rádio). Espero que um dia a internet seja realmente democrática assim essas mídias terão mais exito (sucesso) e poderiam provar sua qualidade. Digo isso pq onde moro nem net tem, as que existem em outros bairros são medíocres com isso entendo que a audiencia para estes veículos de web é pífio.

    ResponderExcluir