quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A convergência das mídias não era conversa fiada dos professores da faculdade



Formei-me no curso de jornalismo em 2007. Em algumas disciplinas, sempre ouvia os professores dizerem: "Esta é a era da convergência das mídias. Em breve, teremos computador na televisão, televisão no celular, etc". Eu ouvia e achava que isso demoraria muito a acontecer.

Mas graças ao rápido avanço tecnológico, hoje já é possível assistir televisão no celular, no aparelho de GPS e acessar a internet pela Smart TV. Dessa forma, novas mídias, além das convencionais, começam a ganhar cada vez mais espaço, como as web rários e web TVs. Agora, na própria TV, dá pra assistir aquele velho telejornal e, ao mesmo tempo, "abrir uma janela" para ler as últimas notícias na rede mundial de computadores.

A tal convergência das mídias não era conversa fiada. Está se fortalecendo de maneira bem consistente. Mais do que isso, hoje é quase necessária para a agilidade das comunicações. A Smart TV possibilita, com auxílio de uma câmera, reconhecer movimentos, gestos e até voz para mudar de canal, por exemplo.

Hoje, celular acessa facebook, manda e-mail e baixa vídeos. O computador faz ligações com imagem via Skype. E a televisão, aos poucos, está ampliando o acesso à internet. Como apresentador de um programa de web TV, fico muito feliz com isso, pois acredito que, em breve, o hábito popular vai se modificar.

As pessoas vão continuar a ligar a TV assim que chegam do trabalho. Porém, se houver programação de qualidade na internet, é bem capaz que as pessoas liguem a TV e assistam à emissora web de sua preferência. As emissoras abertas que se cuidem! Desta forma, entendo também que as empresas deixem de ter preconceito com internet e passem a investir nas atrações. Tomara! Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário