terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os telespectadores "ouvintes"



O termo "telespectador" significa aquele que assiste à distância, ou seja, é o espectador que pode ver e ouvir sons e imagens distante do local de exibição. Convenhamos, a palavra é complicada de se pronunciar.

Por isso, muito entrevistados na TV, geralmente mais velhos, ao serem cumprimentados pelo repórter ou apresentador, respondem com a frase: "Olá a todos os OUVINTES". Péssimo. Ouvinte é o termo designado para quem ouve rádio. Mas está enraizado nos mais velhos.

Já que "telespectador" é um termo relativamente difícil de ser pronunciado, o ideal para os entrevistados é apenas responder: "Boa noite (boa tarde ou bom dia) a todos". Pronto. Não precisa dizer a palavra TELESPECTADOR e, ao mesmo tempo, evita o erro ao não falar o termo OUVINTE.

Aos repórteres e apresentadores, uma dica. Quando for possível conversar com o entrevistado antes que ele entre no ar, avisem que o termo correto para se dirigir a quem assiste à TV é o tal TELESPECTADOR. Se ele achar complicado, explique que um simples cumprimento a TODOS, sem citar nenhum termo específico, já contribui para a clareza da informação e um início de entrevista tranquilo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário