sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A revisão ortográfica é fundamental nos veículos impressos



A tarefa de um revisor de veículo impresso é árdua. A revisão ortográfica é fundamental para a credibilidade da reportagem. Erros de escrita, mesmo que sejam de digitação, podem significar desleixo do jornalista ou do editor. Quando o equívoco é gramatical ou ortográfico, a situação é ainda pior.

Os revisores precisam estar sempre atentos às normas cultas da língua, à pontuação, concordância, regência, etc. Mas todos sabemos que, depois um certo momento, quando nossos olhos ficam cansados da leitura, as letras começam a embaralhar. Nesse instante, as traiçoeiras armadilhas de nossa língua-mãe nos pegam desprevenidos e nos pregam peças.

Foi o que aconteceu na edição de ontem do jornal ABC Repórter, com circulação na Grande São Paulo. A foto que abre o post traz um recorte da capa, na qual podemos ler, na legenda da foto, a palavra "esperiência" (em destaque com círculo vermelho). É claro que o erro foi de digitação, já que o "S" e o "X" ficam muito próximos no teclado.

Porém, o revisor falhou ao não detectar um erro crasso justamente na capa. Quando isso acontece e o leitor se depara com tal equívoco, é muito difícil que ele tenha vontade de abrir as páginas internas e ler o restante do jornal. Afinal, a credibilidade foi quebrada logo de cara, na capa do veículo, o cartão de visitas.

Às vezes, em veículos de comunicação com um quadro modesto de funcionários, algumas páginas (até mesmo a capa) são fechadas muito tarde, após o horário de expediente do revisor. Então, o editor tem a responsabilidade de fechar a capa e zelar para que a Língua Portuguesa não seja prejudicada. Lapsos acontecem, porém devem ser justificados na edição seguinte, na seção de erratas.

Agora imagine que o revisor tenha tido uma noite mal dormida. Logo, vai trabalhar com sono, cansado. Isso pode prejudicar sua tarefa, já que a revisão exige o máximo de concentração. Ou então, ele deixa para revisar justamente o enfadonho caderno de economia imediatamente após o almoço, quando bate aquela preguicinha, aquele soninho... Obviamente, as chances de errar são muito maiores.

Por isso, é recomendável que vários revisores leiam as páginas uns dos outros. Mas, tudo depende, é claro, da estrutura que o veículo de comunicação oferece. Existem veículos com muitos revisores. Outros têm apenas um. E muitos, não têm nenhum. Por isso, a atenção do jornalista é fundamental ao escrever o texto, enquanto o editor deve ter o maior cuidado com a capa, que é a porta de entrada de qualquer veículo impresso. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário