sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cuidado com o cacófato na televisão



Cacófato é uma figura de linguagem da Língua Portuguesa em que a junção do som final de uma palavra com a sonoridade inicial da palavra seguinte forma uma terceira palavra, geralmente, estranha ou desagradável. Exemplo: Gostaria de beijar a boCA DELA. Juntando o final de "boca" com o pronome "dela" temos a palavra CADELA.

Obviamente, isso na televisão é abominável. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar o cacófato no telejornalismo. Uma medida simples é ler o texto em voz alta, mesmo que seja no meio da redação. Assim, é possível ouvir a sonoridade das palavras.

É importante fazer esse exercício para evitar problemas como deixar ir ao ar a frase: "Aquele time nunCA GAnha". Portanto, atenção máxima aos textos! Todos devem se policiar. Repórter, revisor e editor de texto. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Bacana, gostei!
    Mesmo porque nem sempre nos atentamos a este tipo de erro. E na minha opinião, acho importantíssimo não só para o telejornalismo..., más em todas as áreas, principalmente às que lidam diretamente com o público em geral.
    Te agradeço Leandro pela objetividade no assunto!
    Márcia Ruiz

    ResponderExcluir