segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Metade dos assinantes pagam para ver TV aberta


Ontem, assisti à entrevista de Boni no programa "De Frente com Gabi", do SBT. E ele expôs um dado que me chamou a atenção. Cerca de metade das pessoas que pagam TV por assinatura no Brasil assistem aos canais abertos. Por que esse fenômeno acontece?

Muita gente da classe C tem adquirido pacotes básicos de TV por assinatura. As velhas antenas metálicas sofrem muita interferência de sinais telefônicos, aviões ou mesmo quando um caminhão passa na rua já prejudica a imagem.

Essa parte da população não quer um conteúdo diferenciado, mas sim uma imagem melhor para assistir aos canais abertos, sem oscilação de sinal ou interferência. Os canais pagos deveriam ser uma alternativa à programação da TV aberta (cujo conteúdo, para mim, é de péssimo nível). A programação fechada mostra análises mais aprofundadas, menos superficiais no conteúdo.

Por outro lado, muitos canais fechados mostram uma programação internacionalizada, de coisas que acontecem longe de nós. Muita gente não está nem aí para os animais da Savana Africana ou para as decoradoras de casas nos Estados Unidos. Aliás, assistir a esses programas é frustrante. Você vê casas grandes, enormes, de pessoas da classe média norte-americana. Enquanto aqui a qualidade de vida é bem inferior.

Esse tipo de coisa afasta o telespectador da programação da TV fechada. É um absurdo pagar para assistir TV aberta. Mas é o que acontece. Por isso, as emissoras abertas continuam com a hegemonia da audiência. E vão manter esse estado de coisas por um bom tempo.

A tendência é que a televisão aberta reveja linha editorial, programação e linguagem. A convergência das mídias hoje é fundamental no mundo moderno. Quase nada pode ser pensado sem a internet. A tendência é que as pessoas busquem a programação da TV aberta sob demanda, para verem quando quiserem. Talvez a saída seja apostar em atrações ao vivo.

Mesmo assim, uma mídia não excluirá a outra. A TV por assinatura não vai diminuir drasticamente a audiência da emissora aberta. Fato. A menos que a TV paga seja muito, mas muito mais barata. É verdade que os pacotes estão mais acessíveis do que há dez anos, mas ainda são muito caros para quem tem outras prioridades como comida, água, gás e luz. Assim, a TV aberta ainda reinará absoluta por um longo período. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

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