quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fox Sports vai aumentar a concorrência esportiva na TV por assinatura

A Fox vai voltar a ter um canal esportivo no Brasil a partir de fevereiro de 2012. A empresa já chegou a ter uma emissora por aqui antes. Para o ano que vem, a principal aposta é a exclusividade da transmissão da Taça Libertadores da América, direito que pertencia ao SporTV.

Costumo dizer que um novo canal é sempre salutar no jornalismo. A concorrência fica mais acirrada, os profissionais ficam valorizados e o número de vagas no mercado aumenta. Será interessante ver a transmissão de partidas da principal competição sul-americana de futebol sob o olhar de uma outra emissora.

A única tecla na qual continuo batendo e discordando é o tal monopólio. Para mim, qualquer torneio do mundo deveria ter um preço fechado. Bastava à emissora interessada em transmitir o evento pagar o valor determinado e teria o direito da transmissão.

Outra fórmula possível é uma emissora que detém a exclusividade de um evento dividir com outra a exibição. Mas não nos modelos da TV aberta, como a Globo faz hoje com a Bandeirantes. Por esse modelo, a Band só pode transmitir os mesmos jogos da emissora da família Marinho.

O ideal é que a divisão possibilite aos outros canais exibir partidas diferentes da emissora que possui a exclusividade. Assim, pelo menos, o telespectador pode escolher qual partida deseja assistir ou mesmo ver mais jogos se os horários forem diferentes. Inclusive, a Fox Sports transmitirá o Campeonato Inglês (Premier League), que hoje tem seus direitos comprados pela ESPN. Esta, por sua vez, já repassou jogos para a Rede TV! e o canal TV Esporte Interativo.

De qualquer forma, um novo canal é sempre benéfico ao mercado. Gera movimentação, agita os mares midiáticos. Vamos ver onde as próximas ondas nos levam. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário