quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O absurdo cometido em um edital, dias atrás

Ainda na primeira quinzena de julho, a AVAPE-SP publicou edital de concurso para preenchimento de alguns cargos. A surpresa foi o salário oferecido aos jornalistas, totalmente longe do piso e com uma carga horária absurda (veja fotos abaixo).


TABELA EM DETALHE

A reportagem de Izabela Vasconcelos foi publicada pelo site Comunique-se e recebeu comentários indignados dos leitores. Primeiramente, o salário oferecido ao jornalista com curso superior é inferior ao oferecido para quem tem apenas o Ensino Fundamental Completo. Só o valor da inscrição é maior (que engraçado... estou rindo até agora).

Das duas uma: ou houve um erro grave de digitação, ou realmente a profissão de jornalista já era, até mesmo em concursos públicos. O edital foi coordenado pela Consulplan, que, segundo o site, "afirmou que iria reavaliar o edital e, caso necessário, faria alguma alteração".

O salário irrisório de de 1.200 reais está longe do piso de um assessor de imprensa da capital paulista que, pelo Sindicato (quase sempre omisso), deveria ser R$ 2.196,00 para 5 horas de trabalho diárias (mais ou menos 100 horas por mês) e de R$ 3.514,20 para 7 horas de trabalho diárias (mais ou menos 140 horas por mês).

Se o salário está longe do satisfatório, a carga horária mais ainda. Trabalhar 200 horas por mês significa, em média, 50 horas por semana. Ou seja, tomando por base que a função seja executada de segunda a sexta, as jornadas seriam de 10 horas de diárias. Se o trabalho for executado em 8 horas por dia, a pessoa teria de trabalhar 6 dias por semana (o que invadiria dois dias de descanso semanais) e mais 2 horas avulsas.

Recuso-me a acreditar que esses números do edital estivessem certos. Mas, como o brasileiro sempre foi explorado em sua mão-de-obra (pouco qualificada por falta de educação pública decente), não me assusto tanto. Uma pena. O que falta aos jornalistas para que o quadro mude? Um sindicato mais atuante, uma federação (Fenaj) que se posicione firmemente e a união dos profissionais, sempre tão aclamada por todos os jornalistas e nunca praticada por nenhum! Um forte abraço.

2 comentários:

  1. se não fosse tão serio essa questão salarial para os jornalistas! juro q poderia achar q era uma piada, uma brincadeira...mas é uma pouca vergonha isso sim!

    ResponderExcluir
  2. Lamentável essa situação, lamentável!!! Jornalistas trabalham tanto e são visivelmente desprezados...é complicado mesmo!!!
    Mas fazer o que, quem pratica o jornalimo e escolheu essa área tem duas opções: ou vive disso, satisfeito, mas ganhando relativamente mal e trabalha mto, ou escolhe outra área e usa o jornalismo como hobby, como diversão, distração!!!
    Apesar q ser feliz ganhando pouco e fazendo mto é bem dificil, mas ai vai de cada um....rs!!!
    Acho que rolou um momento desabafo, mas o fato é, somos desvalorizados e fazemos mto!
    Beijos

    ResponderExcluir