segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Narrar um gol na TV depois do lance fica estranho

Na última quarta-feira, Coritiba e São Paulo enfrentaram-se pelo Campeonato Brasileiro da Série A, na capital paranaense. A TV Globo transmitiu o jogo. Na narração, Cleber Machado. Admiro muito o trabalho do Cleber como locutor e como apresentador. Para mim, ele dava uma verdadeira aula de como fazer um debate esportivo em alto nível no programa Arena SporTV, do canal a cabo SporTV.

Mas, no jogo mencionado, Cleber fez algo pouco usual em uma narração de futebol na TV. Em dado momento, o São Paulo vencia o Coritiba por 3 a 0, quando perdeu um lance no campo de ataque. Nesse instante, o locutor chamou a propaganda com o tradicional slogan da emissora "Globo, a gente se liga em você".

A propaganda entrou e o Coritiba perdeu a bola logo na saída de jogo. A redonda parou no pé de Lucas que, sem perder tempo, colocou de cobertura sobre o goleiro do Coxa e marcou um golaço. A propaganda ainda estava rolando na TV, mas o gol já tinha saído e a torcida são-paulina explodido de alegria.

Assim que o locutor acabou de falar a propaganda, Cleber entrou, recuperou o lance e o narrou como se ele ainda estivesse acontecendo para, só depois, gritar o gol. Esse é um recurso muito utilizado pelos locutores de rádio. Quando algo os impede de narrar o lance no momento em que acontece, eles o recuperam e narram novamente para que o ouvinte "visualize" bem o jogo.

No rádio, que não faz uso da imagem para passar a informação, isso é mais do que justificável. Já na TV não tem sentido, pois o telespectador vê o fato no instante em que ocorre. No meu entender, seria muito melhor Cleber Machado ter apenas narrado "gooooolll" assim que a propaganda terminasse. Recuperar o lance foi perda de tempo. O torcedor do São Paulo que assistia à partida já estava mais do que comemorando.

O que Cleber fez não chega a ser considerado um erro. Isso é subjetivo. Vai do estilo de cada narrador. Eu faria diferente, pois acho que ficou esquisito na televisão da forma como foi feito. Veja o vídeo abaixo e repare no quarto gol do Tricolor do Morumbi.

Depois da expulsão do jogador do Coritiba, o narrador vai dizer o slogan da TV e "chamar" a propaganda. Nesse momento, o vídeo fica em silêncio, pois já está editado. Você não vai ouvir a propaganda, mas o comercial ocupou esse espaço na transmissão ao vivo. Confira. Um forte abraço.

2 comentários:

  1. è lamentável que isso aconteça, sei que os merchans são imprescindíveis, mas a cada dia que passa, atrapalham mais e mais as atrações televisivas.

    ResponderExcluir
  2. Não era bem onde eu queria chegar, mas também dá pra ver por esse lado. Me referia mais à parte técnica da locução, mas seu ponto de vista foi muito pertinente!

    ResponderExcluir