quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jornalismo: uma carreira insegura

Recentemente, todos os profissionais que trabalham com comunicação ficaram chocados com o caso da Rádio Record AM, que demitiu todos os funcionários e voltou a programação apenas para música e religião. Espanto geral.

O fato chamou a atenção de comunicadores, jornalistas, técnicos e diversos profissionais para um grave e persistente problema midiático: a insegurança no trabalho. Na semana passada, o jornal Diário do Grande ABC, com sede em Santo André-SP, também mandou embora muita gente. Foram 14 pessoas demitidas de uma só vez. Doze jornalistas. A alegação foi o velho corte de gastos.

Em entrevista a Silvana Chaves, no site Comunique-se, uma ex-repórter do veículo, que não quis se identificar, disse que "era uma das que mais trabalhava e tinha um dos menores salários". Ou seja, tem caroço no angu. No caso da Record, a justificativa da contenção de despesas nem se aplica, já que a empresa tinha um bom faturamento.

O que aconteceu nos dois veículos é mais comum do que se imagina. Muitas empresas de comunicação se desmancham com um simples sopro de crise econômica. Outras mudam completamente o foco ao sabor dos interesses dos proprietários. E nós, profissionais da comunicação, que nos viremos.

A Rádio Record tinha profissionais consagrados como Gil Gomes, Paulo Barboza, Rony Magrini, Leão Lobo. Este último, havia renovado por dois anos com a emissora e recusado propostas da televisão para permanecer na empresa.

Fatos assim deixam jornalistas, radialistas, comunicadores e profissionais da parte técnica inseguros com relação ao local onde trabalham. Como essas situações são comuns, o jornalista sempre trabalha com frio na barriga e sob enorme pressão. Seja para entregar as reportagens no prazo, para atender às expectativas do editor ou então para se manter no emprego.

Pergunto: onde foi parar a humanização dos empregadores? Os empresários pouco se importam se as pessoas têm ou não família, filhos e casa para sustentar. Por isso, muita gente acaba desistindo da carreira em comunicação e procura coisas mais seguras e estáveis para fincar raízes, como cargos públicos conseguidos em concursos.

Resumo da ópera. Jornalismo é uma carreira insegura. Profissão de risco. Muitos altos e baixos. A gangorra está sempre em movimento. Estabilidade é luxo. Você, que pensa em iniciar na área, pense muito bem. Essa corda bamba sempre existirá e o chão que pisar sempre parecerá areia movediça. Adrenalina constante. De todas maneiras. Boas e ruins. Um forte abraço.

2 comentários:

  1. Olá Leandro, curso o 2° ano de Jornalismo na USCS, e estou seguindo seu blog...

    Quando a essa demissão em larga escala, fiquei perplexa, e acho muito "suspeito" de uma hora para outras, tantos jornalistas perderem seus empregos. Aí tem coisa...

    ResponderExcluir
  2. Oi Regine! Obrigado por acompanhar meu blog! Essas coisas nos motivam ainda mais a escrever. Não sei o que vc quis dizer exatamente com "aí tem coisa". Na verdade, o Edir Macedo é o dono. E ele decidiu só tocar música e divulgar a religião. Mas que é estranho, é sim. A rádio tinha um bom faturamento. Não pq ele tomou essa lamentável decisão com um veículo de mais de 80 anos de história. Uma pena.

    ResponderExcluir