segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Blog responde a perguntas de uma leitora



Na próxima quarta-feira, dia 10/08, ministrarei minha primeira palestra sobre a profissão de jornalista. O público: alunos de Ensino Médio do Colégio Singular Anglo, no qual estudei durante três anos.

Confesso que a ansiedade bate. É um momento especial quando podemos falar sobre a carreira para pessoas ávidas por conhecimento sobre a carreira. É o que tento fazer neste blog. Explicar o jornalismo alunos que ainda não decidiram qual profissão seguir e que pensam em fazer graduação na área.

Também falo para estudantes universitários e mesmo iniciantes na profissão. Para isso, apoio-me em textos e entrevistas com profissionais renomados que possam elucidar os bastidores do mundo das comunicações.

Por isso, transcrevo abaixo o comentário que a Aline fez neste blog, com algumas perguntas interessantes, cujas respostas dariam uma verdadeira dissertação. Mas tentarei ser o mais pontual e sucinto possível para expressar meu raciocínio.

Escreve a Aline. "Olá Leandro, meu nome é Aline e queria saber a respeito dessa carreira de jornalismo. Sou uma pessoa muito extrovertida e nenhum um pouco inibida. Acho fundamental o jornalismo nas nossas vidas e tenho muito interesse em seguir esse tipo de carreira, mas tenho minhas duvidas... O que é essencial para ser um bom jornalista? O que é preciso para se tornar um repórter? Adoraria ser repórter, fazer entrevistas com cidadãos dos mais simples ao mais importantes. Mas queria saber os prós e os contras dessa profissão".

Bem, como diria aquele nosso amigo "Jack", vamos por partes. Pergunta a pergunta.

O que é essencial para ser um bom jornalista?
R: Ler muito, informar-se sobre os mais diversos assuntos, ser um curioso nato, perguntar sobre tudo. Além disso, trabalhar com ética, dignidade, respeito, apurar bem as informações, não ser preguiçoso e querer saber sempre mais. Falar outros idiomas ajuda, mas nada como dominar o português e não cometer erros crassos. Isso acaba com a credibilidade de qualquer jornalista.

O que é preciso para se tornar um repórter?
R: Tudo o que já foi dito acima e mais. Ter um bom faro para notícias, gostar de se relacionar com todo tipo de pessoa (a leitora está no caminho certo) e saber, acima de tudo, que vai trabalhar muito. Em feriados, plantões de fim de semana, datas comemorativas, eventos pequenos, médios e grandes. Sim, sua vida social muda muito. Muitas festinhas de família serão perdidas. Procure pessoas que o apoiem e entendam que sua profissão é assim. Essas serão capazes de estar ao seu lado e dar o suporte necessário para que você avance ainda mais na carreira.

Prós e contras
Quando você faz o que gosta, os prós são sempre maiores do que os contras. Hoje, temos um mercado muito concorrido e saturado, ainda mais com a queda do diploma. Talvez, esse seja o maior contra no momento. Como disse acima, a vida social fica prejudicada. Você trabalha em horários pouco convencionais, mas deve entender que isso faz parte da profissão que escolheu, que também é pouco convencional. Os prós vêm com o tempo. Quando você faz uma reportagem que efetivamente ajude a sociedade, com o reconhecimento do público, com a oportunidade de estar em locais em que nunca imaginou pisar. É isso. Um forte abraço.

2 comentários:

  1. Oi Lê Adorei suas resposta.. pensando seriamente em te entrevistar para meu blog. Tá ficando importante hein... palestra.. Não é para qualquer um... gostaria muito de poder assistir tb... mas já me sinto honrada de fazer parte do seu circulo de amigos. Boa Sorte amanhã e se puder mostre no seu blog tb a palestra... Se cuida.... Sucesso sempre

    bjs

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Imagina, Paulinha... Eu agradeço suas palavras. Vou assustar todos os estudantes... hahahaha. Brincadeira. Mas devagar a gente vai concretizando objetivos. E vamos que vamos! Um bjo!

    ResponderExcluir