quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jornal Folha de S. Paulo divulga nomes de jornalistas no "Erramos": humilhação ou não?


O jornal Folha de S. Paulo adotou, como norma interna, a divulgação dos nomes dos jornalistas responsáveis por erros de informação no "Erramos". No segmento, estão escritos o nome do autor da reportagem, o equívoco cometido e sua correção (veja o exemplo abaixo, extraído do site da Folha, na imagem que ilustra este post).

"Erramos: Alckmin corta aulas da rede pública em escola de idioma
Diferentemente do informado por Fábio Takahashi em "Alckmin corta aulas da rede pública em escola de idioma" (Saber - 25/04/2011 - 09h23) publicada na Folha e reproduzida na Folha.com, os 80,8 mil alunos que se inscreveram no programa no ano passado não estão sem aulas porque já concluíram o curso em 2010."

No trecho, está o nome do repórter Fábio Takahashi. Alguns funcionários entenderam a medida como humilhação aos profissionais. Discordo. Claro que a exposição negativa do nome não é algo bom. Mas o repórter assina a matéria. Então, tem de ser responsável pelo seu conteúdo. Se passou informação errada, faltou apuração e checagem correta dos dados. O leitor deve saber quem errou.

Como já escrevi em outro post, o erro de informação é o pior que o jornalista pode cometer. Não entendo a publicação do nome do repórter como algo constrangedor. Muito mais humilhante é o editor passar sermão aos berros em um jornalista no meio da redação para que todos ouçam e vejam. Isso sim é assédio moral. Divulgar o nome, não.

Existem outros meios de se constranger um profissional. Ameaças, chantagens pessoais, bilhetinhos indiscretos, oferecimento de benefícios e vantagens ou corte deles. A atitude da Folha é legítima e honesta. Não ofende nem humilha ninguém.

E outra. Jornalista que tem humildade para assumir um erro perante o público tem a sua credibilidade aumentada e não o contrário. Assumir o erro é uma corajosa virtude. É digno, honesto. E o leitor, ouvinte, telespectador ou internauta sabem reconhecer isso. Portanto, para mim, não há motivos para reclamação. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Concordo contigo... Se uma pessoa le a coluna (por assim dizer) de erramos... ela que vá atrás de quem escreveu a matéria, não precisa ser dito que escreveu... bjs

    ResponderExcluir