quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quando a pedra vira vidraça e quem critica é criticado


O site Comunique-se é conhecido no meio midiático por exercer na internet praticamente o mesmo papel que o programa "Observatório da Imprensa" desempenha na TV. Ambos criticam a mídia, trazem notícias sobre ela e debatem temas polêmicos que surgem no meio.

O Comunique-se publicou ontem, em sua home page (1º Caderno - imagem acima), uma notícia sobre o campeonato de futebol da Aceesp, a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. A
manchete era "Pela Band, pentacampeão Denílson acaba expulso em partida contra jornalistas". O texto do repórter Renan Justi trazia um pouco de entretenimento às sempre tão sérias páginas do veículo.

A matéria falava que o ex-jogador de futebol, Denilson, tinha sido expulso logos nos primeiros minutos do jogo com os jornalistas. E dava alguns detalhes da peleja. Desde então, o Comunique-se começou a ser alvo de crítica de alguns leitores. Passou de pedra a vidraça. Transcrevo abaixo os comentários feitos sobre a reportagem para que possa expressar minha opinião depois. Acompanhe.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moacyr Victor Minerbo [20/04/2011 - 00:47]
(Âncora / Apresentador TV / Apresentador Rádio-ALLTV - IG - SP)
Está me lembrando o amador Bastidores do Rádio.

Cesar Augusto Komoti [19/04/2011 - 22:48]
(Profissional Contratado)
Existem jornalistas que tratam de banalidades, isso da dinheiro.

Paulo Sérgio Aguiar [20/04/2011 - 00:49]
Essa é a pura verdade, uma banalidade que dá dinheiro... Ficar pendurado em jogador...
E aqueles que tem alto patrocínio de marcas então...Tentam abafar tudo que afeta a imagem,
jogar a sujeira para debaixo do tapete. Tem corpo que até hoje não foi encontrado... Mas quando a casa cai, não fica um...

Aline dos Santos Matos [19/04/2011 - 22:37]
(Estudante)
Boa escrita, nada demais!

Rodrigo Lobo [19/04/2011 - 22:26]
(Diretor - Executivo-On Air Comunicação & Marketing - SP - Itapevi)
Realmente...isso aqui já foi melhor. Urght!

Eveli Santos Rocha [19/04/2011 - 22:21]
(Estudante)
E??? Essa matéria é de grande utilidade pública. Fará enorme diferença em nossas vidas.

Wilson Moreira dos Santos [19/04/2011 - 17:43]
O atual redator do C-se tem forte queda para o noticiário esportivo, com grande tendência
para banalidades e futilidades como esta matéria!

Paulo Sérgio Aguiar [19/04/2011 - 21:19]
Bota futilidade nisso...Cadê a notícia...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Pois bem. Diga-me, você, leitor deste blog, qual é o grande problema da reportagem? Nenhum! É muita pretensão de jornalistas e pessoas que se acham grandes intelectuais (mas não passam de intelectualóides) que o esporte não possa ser comentado nas páginas dos jornais.

Tudo bem, a notícia é mesmo banal. Mas quem acha que jornalismo é única e exclusivamente informação o tempo todo está redondamente enganado. Além da informação, que é sem dúvida a grande estrela da nossa profissão, jornalismo também vive de algum entretenimento. Às vezes, é preciso respirar, quebrar o ar de seriedade o tempo todo, divertir leitores, ouvintes, telespectadores e internautas.

De que adianta publicar sempre notícias ditas relevantes para a sociedade quando muita gente pouco se importa com política, por exemplo? Todos os dias os jornais noticiam política. Mas pergunte a 20 pessoas na rua se elas se lembram o nome dos candidatos a deputado para os quais votaram no ano passado. A maioria vai dizer um sonoro "não"!

Na hora do noticiário político, muita gente muda de canal, vira a página do jornal e sintoniza outra estação de rádio. Qualquer que seja o veículo, o importante é fazê-lo de forma equilibrada. Com notícias sérias e outras mais leves.

Afinal, quem é o gênio que determina o que é ou não relevante para a sociedade? O editor do jornal? Não! As pessoas escolhem o que querem ver. E, muitas vezes, o que é importante para um, não é para o outro.

Os tais intelectualóides têm de entender que o Brasil é um país imenso, com diversas culturas espalhadas em seu território continental. E, entre essas culturas, o futebol está inserido. Se as pessoas não vissem ou não gostassem do esporte bretão, por que a TV Globo iria gastar a fábula que está gastando para negociar os direitos de transmissão com cada clube, de forma individual?

Para encerrar, quero dizer que as notícias que também parecem "sérias" muitas vezes têm informações manipuladas por autoridades ou mesmo pelos órgãos de imprensa. Veiculam apenas o que querem. Nem tudo que está nessas "notícias relevantes" é sempre real. E quem trabalha na mídia sabe disso.

Para mim, os comentários sobre a reportagem de Justi foram patéticos. Sociedade vive de seriedade e vive de riso também. Duvido muito que, quando os autores destes comentários reunem-se com os amigos no bar para tomar uma cerveja, falem apenas de "assuntos importantes para a sociedade" ou de política ou de economia. Não falam!

E não têm capacidade para se dar conta disso ao ler a matéria do Comunique-se. Sociedade é isso! É gente no parque, na rua, no bar! É muita hipocrisia! A você, leitor, que não tem nada com isso, desculpe o desabafo. Mas faz parte do meu trabalho criticar as injustiças que presencio.

Afinal, este blog também critica a mídia. Mas não espero virar vidraça tão cedo. Pelo menos, hipócrita eu não sou! Ótima Páscoa, cuidado com o chocolate e bom feriado. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Oi Lê
    Então concordo contigo... o problema é que o pessoal que lê o comunique-se não esta acostumado com este tipo de matéria. A maioria das matéria do site são implantadas, então quando alguém posta algo diferente, o pessoal acha estranho e cai em cima...

    Bjs bom feriado p/ ti também

    ResponderExcluir