quinta-feira, 7 de abril de 2011

07/04 - Dia do Jornalista


Não costumo atualizar o blog às quintas-feiras, é verdade. Mas hoje é um dia especial. O Dia do Jornalista. Este ser estranho, inquieto, afobado, apressado, estressado, humano. Para algumas pessoas, a profissão fascina. Quando você diz que é jornalista, olhos brilham e passam a tratá-lo de modo diferente, respeitoso, com admiração.

Outros não querem ver os jornalistas nem pintados de ouro. E a reação é completamente oposta. "Jornalista? Ai, que saco! Mais um para infernizar minha vida!" Esse é o tipo de gente que não tem paciência ou tem coisas a esconder e, geralmente, quer nos "matar".

Jornalista vai a campo, sai na rua, dá a cara a tapa. Também toma tapa. É xingado, agredido. Recebe cotovelada de colegas quando a entrevista com alguém é muito concorrida. Passa frio, calor, toma chuva, pisa na lama, sua a camisa.

Tem repórter que cobre guerra, acompanha polícia em operação e quase toma tiro. Também cobre desastres. Tsunamis, terremotos, furacões. Faz de mineiros presos debaixo da terra um espetáculo. Alguns são sensacionalistas, outros mais sentimentais.

Choram por mortes em desastres de aviões ou quando observam alguém pedindo esmolas nas ruas. Choram também se o Brasil ganha uma Copa ou um ouro nas Olimpíadas. Jornalista tem ótimos e péssimos momentos. Bons e maus dias. Mas acha tudo lindo quando consegue uma imagem exclusiva, uma declaração chocante, uma foto inusitada.

Tem estresse para fechar o jornal. Ainda assim, uns são mais bem educados do que outros. Também tem jornalista mala. Com o rei na barriga. Que acha que está acima de tudo e todos. Tem certeza de que é Deus. A esses, meus pêsames. Lamento informar que não são Deus, nem deuses. Tão humanos quanto qualquer ser mortal.

Tem jornalista que pensa que é super-herói. Também não é. Não resolverá os problemas do mundo, tampouco a fome e a miséria de milhões de pessoas espalhadas pelo planeta. Mas tem obrigação de ajudar a comunidade. Levar informação, esclarecer.

Jornalista é camaleão, é personagem e é ator. Da verdade. É um cara que, mesmo em uma classe desunida, briga pelos seus direitos. Mesmo sem a obrigatoriedade do diploma, continua estudando e se atualizando.

Jornalismo não é uma profissão para deixar ninguém rico. Como em qualquer carreira, apenas cinco por cento são abençoados com um salário milionário por mês. Os outros 95%, gramam e lutam para dar dignidade aos seus.

Jornalista viaja, deixa a família. Sente saudades. Sofre. Trabalha até tarde. De fim de semana e feriado. A notícia não tem hora. Nem os eventos importantes. Jornalista vive de adrenalina, emoção, credibilidade, ética.

O falecido deputado Antônio Carlos Magalhães dizia: "Não dê informação a jornalista que quer dinheiro e não dê dinheiro a jornalista que quer informação". Verdade. Como em toda profissão, existem os bons e os ruins. Os competentes e os incompetentes. Quem fica e quem passa. Jornalista é intensidade. É contador de histórias da vida. Fato.

Se você é jornalista, parabéns! Este é oficialmente o seu dia! Resumo de trabalho de anos. Se não é mas admira nossa carreira e nosso trabalho, obrigado. Sinta-se tão parabenizado quanto a gente! Afinal, o trabalho do jornalista jamais existiria se não houvesse interesse do público. Você, leitor, ouvinte, telespectador, internauta é e sempre será a razão da nossa existência. Um forte abraço.

5 comentários:

  1. Obrigado gente! Vocês só me incentivam a ir adiante!

    ResponderExcluir
  2. Só vc mesmo Lê para colocar em um curto espaço nossa profissão. Estamos na categoria que sofremos, que buscamos a verdade e a informação acima de tudo sem jabá.
    Meu chefe está na categoria "o rei na barriga" .. mas prefiro não comentar.

    Parabéns pelo belo texto e pelo dia

    bjs

    Ps: depois passa no meu blog também escrevi algo sobre o jornalista hoje
    http://sorriasempresempre.blogspot.com/2011/04/primeiro-furo-de-reportagem-dia-do.html

    ResponderExcluir
  3. Gostei da oração ao jornalista! hehehe

    ResponderExcluir