sexta-feira, 28 de setembro de 2012

As várias expressões faciais do telejornalista



Obviamente, jornalista não é ator e nem artista. Deve sempre se ater à objetividade dos fatos e narrá-los de maneira simples, didática e esclarecedora. No caso do telejornalismo, a entonação dada às frases e a algumas palavras de maior destaque ajudam o público na compreensão das informações com maior rapidez.

Outro componente que ajuda rapidamente na absorção da notícia pelo telespectador são as expressões faciais e corporais (gestos) que o repórter ou apresentador fazem durante a chamada ou na reportagem propriamente dita.

Por isso, apesar de não ser ator, o jornalista também interpreta a leitura da notícia, de forma a dar vida ao texto. Por isso, o jornalista também treina os diferentes modos de transmitir uma notícia. Principalmente os âncoras de telejornal.

Suas expressões faciais devem corroborar com o tom da notícia que será dada. Por exemplo, nenhum apresentador vai ler uma notícia de assassinato ou falecimento com um baita sorriso no rosto. Pelo contrário, a expressão será mais densa, fechada, com semblante calmo ou de indignação. A postura vocal também contribui para o conjunto da obra. Nesse caso, deve ser serena, suave, em tom mais baixo e até mais grave para passar um tom de tristeza ou consternação.

Mas a coisa complica quando os apresentadores são tomados por aquele súbito ataque de riso e acabam gargalhando fora de hora ou numa notícia de assalto, por exemplo. Já as notas de esportes sim, devem ser lidas em tom mais leve e com expressões bem humoradas e sorridentes.

A falta de expressão facial e o não uso da entonação vocal adequada dificulta a compreensão do conteúdo. Torna-o chato, monótono e enfadonho. Enfim, pouco atraente. E a TV precisa atrair sempre a atenção do telespectador, pois só assim ele pode absorver as informações com maior rapidez e eficiência.

Ou seja, mesmo não sendo ator, o telejornalista interpreta o texto das notícias. E isso exige treinamento. Ainda que diante do espelho. A partir de hoje, amigo leitor, note as expressões e as entonações vocais dos apresentadores e veja seus erros e acertos. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário: