segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O combustível do jornalista é o reconhecimento profissional



A essência do trabalho jornalístico é transmitir informação, apurar as notícias e ter o compromisso com a verdade. E quando o público ou mesmo um colega de profissão reconhece que o trabalho de um jornalista é bem feito, fornece o combustível necessário para que ele avance na carreira.

O reconhecimento profissional motiva o jornalista e o "força", de certa forma, a continuar com o trabalho de qualidade que desenvolve. Assim, cria-se uma bola de neve positiva. Quanto mais elogios um jornalista recebe, maior sua responsabilidade e maior será seu desafio em manter o padrão de qualidade que o levou a receber tais elogios. E essa motivação se renova diariamente.

Elogios massageiam o ego, é claro. Mas criam dentro do jornalista a sensação de ter sempre de se esforçar o máximo para fazer o melhor. Alguns jornalistas, principalmente os de TV, recebem elogios "físicos", como "lindo" ou "linda", por exemplo.

Mas engana-se quem pensa que esse tipo de elogio motiva o jornalista. Isso é para artista. Jornalista gosta de ouvir que é inteligente, que faz um trabalho bem feito e de credibilidade. Outro fetiche jornalístico acontece em entrevistas quando o entrevistado, por exemplo, diz: "esta é uma ótima pergunta que você fez". Aí vamos ao paraíso.

Também gostamos quando o público, perspicaz, elogia alguns detalhes técnicos, como voz, postura, dicção, detalhes técnicos de apresentação, investigação, apuração, texto. Jornalista foi feito para dar informação e nisso tem de ser o melhor possível. Por isso, se um dia você, amigo leitor, quiser elogiar um jornalista, diga que ele passa muita credibilidade e é confiável. Vai deixá-lo muito feliz. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário