segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quem ganha com a permuta: a empresa ou o veículo de comunicação?


Todo novo veículo de comunicação que acaba de nascer, principalmente se não tiver um empresário forte por trás, apresenta um problema. Como se sustentar? Por isso, não é novidade que os departamentos comerciais das empresas de mídia tragam soluções para a questão. A mais natural é a busca por empresas que se interessem em investir no novo veículo. São os patrocinadores e anunciantes.

No entanto, os veículos nascentes, justamente por serem novos, ainda não conquistaram um espaço no mercado de mídia que possa lhes conferir credibilidade. Assim, é bastante razoável que algumas empresas, antes de serem anunciantes ou patrocinadoras, ofereçam permutas, ou seja, trocas de produtos por espaço de divulgação.

Mas as permutas são boas para as empresas e os veículos de comunicação? Quem sai ganhando? Vamos lá. A permuta pode sim ser um bom negócio inicialmente. Para as empresas, sempre será interessante, já que permite a visibilidade e a exposição da marca. Para o veículo, apesar de não trazer recursos financeiros, pode contribuir para fidelizar a audiência ou o público leitor.

Por exemplo, imagine que uma empresa de cosméticos faça permuta com o veículo e decida, através dele, sortear alguns produtos. Tal medida contribui para atrair audiência do público feminino (e também do masculino, que pode presentear namoradas, esposas, noivas). Deste modo, pessoas que nunca assistiram à atração ou que nunca leram determinada revista podem começar a se interessar pelo veículo.

Claro que, depois de um certo tempo no mercado, o veículo precisa se sustentar e, nesse caso, anunciantes e patrocinadores são necessários e fundamentais para sua sobrevivência. Então, permuta, só em último caso. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário