sexta-feira, 13 de julho de 2012

ESPN Brasil é exemplo de isenção no jornalismo esportivo


Sei que a imensa maioria da população brasileira ainda não tem acesso à internet e à TV por assinatura. Muitos não sabem sequer que ESPN é uma emissora de TV. Por isso, a grande massa acaba engolindo os lixos, modos e formatos de programação exibidos pelos conhecidos canais de televisão abertos.

Honestamente, desde que passei a assinar a chamada TV fechada, vejo pouquíssima coisa nas emissoras tradicionais. Apenas um ou outro programa é realmente interessante, bem feito e bem produzido. Mas, a maioria não serve.

Quando o assunto é esporte então, a coisa vai a níveis aterrorizantes. Entre os programas esportivos que ainda consigo ver na TV aberta estão Cartão Verde, da TV Cultura, Gazeta Esportiva, da TV Gazeta e a dobradinha Auto Esporte e Esporte Espetacular, da Rede Globo.

No restante, vejo um festival de baboseiras, polêmicas vazias, pouca análise séria, muito palpiteiro e torcedor, ex-jogadores que não sabem nem falar e se acham grandes comentaristas e muita tendência para privilegiar os times com maior torcida.

Entre esses programas estão: Globo Esporte (Rede Globo), Esporte Fantástico (Rede Record), Rede TV Esporte e Bola na Rede (Rede TV!), Mesa Redonda Futebol Debate (TV Gazeta) e Jogo Aberto e Terceiro Tempo (Rede Bandeirantes).

No entanto, quem tem TV por assinatura e gosta de uma cobertura esportiva isenta, séria, bem analisada e com profundidade, pode assistir a qualquer programa dos canais ESPN, em especial, da ESPN Brasil.

A emissora é mesmo um exemplo de bom jornalismo. Dá quase sempre o mesmo peso e tratamento para todos os times brasileiros da primeira divisão e conta com jornalistas do mais alto nível em seu quadro de funcionários. Entre eles, dois comentaristas que admiro muito: Paulo Vinícius Coelho e Paulo Calçade.

Aliás, todos os profissionais da emissora estão longe de ser tendenciosos para este ou aquele time e narram todos os gols de maneira igual, isenta e sem serem torcedores privilegiados. Até mesmo quando joga a Seleção Brasileira. Além disso, abordam também o lado investigativo do esporte, expondo as falcatruas políticas que existem nos bastidores e que quase não são citadas nas grandes redes de TV. Dedo na ferida!

Obviamente, não sou dono da verdade nem da razão. Tampouco uma unanimidade. Então, muita gente vai concordar e muita gente vai discordar veementemente do que escrevi aqui. A análise que fiz é muito subjetiva, fato. Mas, para quem gosta do BOM jornalismo, entende que a ESPN Brasil é ícone de isenção, objetividade e credibilidade no esporte brasileiro. Por isso, carrega em seu slogan uma palavra importante: informação (o slogan é "Informação é o nosso esporte").

Ou seja, informação em primeiro lugar. Jornalismo em primeiro lugar! Entretenimento, torcida e polêmicas vãs não fazem parte deste cardápio. Não combinam com ele. É uma pena que o monopólio impere no esporte brasileiro e que algumas competições sejam exclusivas de emissoras que não dão o tratamento sério que deveriam às modalidades e ao futebol em especial, que faz parte da cultura nacional.

A parte plástica pode ser excepcional, louvável, impecável. Mas a parte jornalística deixa a desejar nas grandes redes. Algo que jamais acontece na ESPN. É um dos lugares nos quais gostaria de trabalhar um dia. Acredito que, como toda empresa, também deva ter seus problemas internos, suas dificuldades e suas limitações, o que, falando como telespectador, jamais impediu que pudesse assistir a um grande trabalho. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Como eu sinto falta da minha TV a cabo ! Como você mesmo citou, quem tem Tv fechada dificilmente vê a TV aberta, principalmente quem gosta de futebol, a cobertura da TV aberta é popularesca e ridícula

    ResponderExcluir