segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estudantes de jornalismo devem visitar ao menos a redação de um veículo durante o curso



A universidade é feita de teoria e prática. Esta segunda parte inclui, durante o curso, algumas visitas a redações de diversos veículos de comunicação. Esse tipo de experiência é fundamental na vida de um aluno e o ajuda a visualizar o trabalho do jornalista na prática (foto: vista aérea da redação do Jornal Nacional, da Rede Globo). Afinal, segundo o (verdadeiro) ditado, na prática, a teoria é outra.

Estando lado a lado com seus futuros pares e colegas de profissão, o estudante universitário percebe que a realidade do trabalho nem sempre se parece com o que ele vê em sala de aula. Ou, dependendo do veículo, confirma que sua carreira pode ser exatamente igual à que o professor se refere durante o curso.

De qualquer forma, toda e qualquer universidade deve se esforçar para levar seus alunos a tomarem conhecimento visual de redações de vários veículos. É uma experiência bem bacana. Pela Metodista, onde estudei, conheci os estúdios da TV Globo em São Paulo. À parte (o que também é possível de se fazer) conheci a redação da revista Playboy e da Placar, ambas da editora Abril.

Também conheci parte da Rádio e TV Bandeirantes e parte do SBT. Isso fora as redações em que efetivamente trabalhei. Essa vivência faz com que o estudante entenda melhor o ambiente de trabalho do jornalismo e a dinâmica de cada empresa.

O bom repórter é o que está na rua, no local dos fatos. Como seres humanos, gostamos das experiências empíricas. Por isso, para um estudante também é importante conhecer as empresas de comunicação ou então, se estiver ainda no Ensino Médio, conhecer as estruturas físicas das faculdades para nas quais pretende prestar vestibular.

Se sua faculdade ainda não disponibilizou nenhuma visita a algum veículo, cobre do seu professor, do coorednador do curso e até do reitor se for o caso. Mas não deixe de conhecer, ainda como estudante, um pouco da prática da profissão que pretende seguir. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário