sexta-feira, 20 de julho de 2012
Um dos segredos para um blog ser bem acessado é a atualização
A internet oferece hoje uma gama imensa de sites, portais de notícias, canais de vídeos, redes sociais e blogs. A rede mundial de computadores revolucionou e ampliou sensivelmente o nível de informação a que estamos expostos diariamente.
Tal constatação faz com que reflitamos em duas questões: 1) Como usuário, o que posso fazer para selecionar melhor o conteúdo que quero ler? 2) Como formador de opinião, o que posso fazer para alcançar destaque no emaranhado de informações existentes e conseguir formar um público cativo?
Vamos lá. Do ponto de vista de quem transmite a informação, uma coisa na internet é fundamental: a atualização. Imagine você, amigo leitor, quantos blogs iguais a este existem no universo de bites e bytes mundo afora. Porém, por alguma razão, você parou aqui e resolveu ler estas mal digitadas linhas.
Algo o atraiu. Alguns pontos são preponderantes para captar o leitor. Um deles, destacado logo de cara, é a estética. Qualquer site, blog ou portal precisa ser esteticamente atraente. A parte plástica, artística é necessária para atrair a atenção do leitor num primeiro instante. É o cartão de visitas. Ou seja, uso de imagens, vídeos e artes gráficas ajudam muito neste aspecto. Ainda mais no caso do blog, que é, eminentemente, em espaço de leitura.
Uma vez atraído, o leitor só vai continuar lendo a publicação se o autor for conhecido, famoso, renomado ou se escrever muito bem (se unir as duas características, melhor). A escrita em internet é diferente de um jornal impresso, por exemplo. Os textos devem ser curtos. As frases também.
O uso da ordem direta (sujeito, verbo e complemento) é fundamental para a fluência da leitura e para a compreensão imediata da informação pelo leitor. O estilo de cada um também faz diferença, é claro. Assim como o conteúdo que transmite. Obviamente, jamais maltrate a Língua Portuguesa. Erros de ortografia, concordância e regência, além de tornarem a leitura truncada, levam o autor à perda total de credibilidade.
Por fim, o grande segredo da internet, principalmente dos blogs, é a atualização (simbolizada na arte que abre o post). Um blog dinâmico é mais bem visto pelo leitor. O ideal é a atualização diária. Mas quando isso não é possível, uma frequência interessante de público pode ser atingida com atualizações de três a quatro vezes por semana.
De que adianta o blog ter ótima estética, excelente autor e não ser atual? Você já deve ter passado por essa sensação de raiva. Quando está navegando, encontra um post interessante em um site de busca, entra no blog e, minutos depois, percebe que não é atualizado há mais de três meses. Chato não?
Também não adianta o blog ser atual e bonito e o autor escrever pessimamente. Da mesma forma, não dá pra aceitar um blog bem escrito e atual com uma estética pobre. É um conjunto. Tudo tem de funcionar em sintonia e harmonicamente, tais e quais as alas de uma escola de samba-enredo.
Existem hoje muitos blogs simples, de autores desconhecidos do grande público, que fazem grande sucesso, recebem dezenas de comentários e até sorteiam prêmios para os leitores. Na rede mundial de computadores, a exposição é gigantesca. Amanhã mesmo, um "headhunter" pode descobrir seu talento e projetá-lo como escritor em grande escala.
Aproveito o post para agradecer as quase 44 mil visitas a este espaço (esqueça o contador do rodapé, ele é maluco). Pelas estatísticas oficiais do Blogger, hoje tenho 43.960 visitas, o que me deixa muito feliz. Ainda mais para um autor desconhecido e que inaugurou o blog em janeiro do ano passado.
Última dica. Vai escrever um blog? Escreva com paixão. Fale do que gosta. Blogs não devem se tornar um trabalho obrigatório e enfadonho. Blog é um espaço para trocar experiências, dividir curiosidades, compartilhar sucessos, fracassos e lições. A paixão é essencial. O leitor detecta sempre quem é apaixonado pelo que faz. Um forte abraço.
Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário