quarta-feira, 11 de julho de 2012

A campanha eleitoral e a campanha "antieleitoral" na TV



A foto acima foi extraída do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. Em época de eleições, há três tipos de campanhas. A eleitoral, tradicional, que exalta os políticos e pede seu voto; a de alerta, que pede atenção do eleitor para votar de forma consciente, e a "antieleitoral", que afirma que nenhum político presta e que o melhor voto é o nulo.

Do ponto de vista televisivo, a última modalidade de campanha não se vê. A segunda é bem difundida. Já a primeira, é publicidade pura. Cada detalhe é pensado milimetricamente. Desde o penteado do candidato, até a cor da roupa, entonação da voz, gestos, etc.

Muitos jornalistas, por entenderem o funcionamento da mídia, são convidados para trabalhar em campanhas políticas junto com profissionais de marketing e publicitários. Às vezes, os jornalistas também escrevem os textos que vão ser lidos pelo candidato.

Já passei por essa experiência. É algo totalmente diferente do que se faz no dia-a-dia do jornalismo. Enquanto você aprende sempre a escrever textos objetivos, impessoais, isentos e imparciais, sem tomar partido algum, na política é justamente o contrário. No jornalismo, relatam-se os fatos. Na política, os exaltamos.

É preciso que você, leitor, fique atento. Os vídeos de campanha são altamente publicitários, apelativos, exaltadores e, alguns, bem mentirosos. Esqueça a televisão em época de campanha. A melhor maneira de você votar de forma consciente é buscar informações sobre os candidatos, conhecer os programas de governo e saber o que eles já fizeram em cargos e gestões anteriores em suas vidas públicas.

E se, mesmo assim, você não estiver certo quanto a seu voto, digite 99 e anule. Mas faça isso apenas com a convicção de já ter se informado e com a certeza de que nenhum candidato merece seu voto nas urnas. E não ligue para o discurso vazio que diz que "se você não votou em ninguém, também não pode cobrar".

Pode sim! E deve! Afinal, quem quer que seja eleito, tem de governar para todos! E você, amigo leitor, faz parte do "todos". Portanto, mesmo que anule seu voto, você tem total direito de cobrar melhorias públicas dos governantes. Apenas preste bem atenção e fique atento às armadilhas eleitorais. Busque várias fontes de informção. E, no horário da propaganda eleitoral gratuita, vá ler um livro. A propaganda é publicidade e não informação. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário