segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"



A frase que abre o post é do grande poeta e escritor Fernando Pessoa. E o que ela tem a ver com o blog? Você, amigo leitor, que é visitante assíduo e sempre lê estas mal digitadas linhas, sabe que, normalmente, sou crítico contumaz do jornalismo.

Procuro trazer bastidores, curiosidades sobre a carreira, análises ao trabalho de colegas. Quase sempre, tal processo envolve críticas a alguns aspectos da carreira e da profissão. No entanto, hoje quero apenas aproveitar a frase de Pessoa para ressaltar que, apesar de todos os percalços e obstáculos que enfrento, amo o que faço.

Por isso, repito: "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". O jornalismo tem aspectos negativos, mas também tem muita coisa boa. Não importa se o salário é baixo, se somos explorados às vezes e se chegamos a trabalhar 14 horas em um dia.

Nada paga o preço de publicar uma entrevista exclusiva e bem feita, dar um furo de reportagem, ajudar a sociedade, ver o sorriso no rosto de uma criança carente que teve a vida modificada por causa de uma matéria, etc. Esse tipo de coisa tem um valor inestimável.

Portanto, hoje nada de críticas nem análises. Apenas o reforço de que, se você tem o sonho de ser jornalista, não desista. Corra atrás do seu espaço. Não é fácil, fato. O mercado é concorrido, acirrado e cruel. Máquina de moer carne mesmo. Mas é gratificante quando você consegue sustentar sua família com seu sonho.

Graças a Deus, sempre trabalhei na área. Tive mais alegrias do que tristezas, mais soluções do que problemas, mais satisfações do que incômodos e fiz mais amigos do que inimigos. Isso já valeu a pena. Adorei a faculdade de jornalismo. Ensinou-me muitas coisas. Outras, aprendi na prática.

Sempre exaltei o valor da universidade. Ela é extremamente importante para a preparação para o mercado de trabalho. Quer ser jornalista? Leia, informe-se, estude! Isso fará diferença em sua vida profissional. E você alcançará louros na carreira.

Um deles será conseguir justamente adentrar a esse mercado estrangulador e viver da profissão que ama e que escolheu para honrar e respeitar na vida. Assim mesmo, como um casamento. Ame seu ganha-pão e ele jamais o deixará na mão. Até rimou!

Quero aproveitar também e agradecer a você, amigo leitor, pelo carinho com este blog. São quase 42 mil visitas em pouco mais de um ano e meio. Recebi dezenas de comentários carinhosos e vários pedidos de orientação sobre os rumos da carreira pelos jovens.

Tudo isso só me dá ainda mais combustível para alimentar este blog de três a quatro vezes por semana. E vou esmerar-me ainda mais para trazer à tona assuntos cada vez mais interessantes e esclarecedores sobre o mundo midiático. Obrigado, de coração. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. " Mas é gratificante quando você consegue sustentar sua família com seu sonho. "

    Essa é a frase que me move ! Emborta minha formação seja financeira. Sempre gostei do jornmalismo e principalmente do esportivo devido ao grande amor pelo futebol. Tive o prazer de me aventurar nos meados de 2008 até o início de 2010. Escrevi para vários sites, fui setorista dos times aqui do nosso ABC e até em programa de rádios dei meus pitacos. Gostei do trabalho que fiz, claro que tive críticas ferrenhas por não ser da área, afinal fiz alguns pequenos workshops e na da mais. Mas tive textos elogiados por Celzo Unzelte e Márcio Bernardes que são professores de jornalismo. Isso muito me orgulhou, parecia que estava no caminho certo, mas o fato de nada ganhar, me chateou e muito, afinal com filhos não pude mais me aventurar em algo prazeiroso e optei por voltar na área administrativa, que embora muiiiiiito mal remunerado consigo levar o pão pra casa.
    Do fundo do coração desejo que você sempre consiga fazer o que ama e ser remunerado a contendo, você tem carater e competência.

    ResponderExcluir