sexta-feira, 22 de junho de 2012

O papel da dinâmica de grupo no processo seletivo



Normalmente, um processo seletivo para determinado cargo é feito de várias etapas. No jornalismo, quase sempre, a sequência é: cadastro, prova escrita, dinâmica de grupo e entrevista com gestores.

Quando chega a hora da lendária dinâmica de grupo, muita gente se pergunta: o que os selecionadores observam nessa etapa? Simples: comportamento. O profissional de Recursos Humanos não tem condições de avaliar a competência de ninguém apenas por um único teste.

Mas consegue detectar traços de comportamento (o tempo todo) como liderança, atitude, perfil agregador, capacidade de trabalhar em equipe, etc. Logo, o que será observado é seu comportamento corporativo.

Às vezes, em certas dinâmicas de grupo, nos sentimos meio bobos mesmo. Nunca sabemos para onde olhar, o que devemos fazer, como conversar com os colegas. Parece que estamos fazendo um trabalho de escola.

Portanto, o ideal é manter um comportamento tranquilo. Imagine-se em uma grande corporação e como você agiria naquela determinada situação. Afinal, a dinâmica não é a última etapa do processo e sim, mais uma classificatória.

Até aqui, é o RH quem seleciona o candidato. Mas, depois da dinâmica, sua contratação depende muito da entrevista com o gestor. A partir deste momento, seu tão sonhado emprego está nas mãos dele. A dinâmica serve apenas para que você chegue até o gestor, pois, geralmente, quem contrata é ele. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

4 comentários:

  1. Amei a matéria.
    este blog é muito educativo.
    fique com Deus

    VIRGINIA DE MAURO a LULLY
    de BETO CARRERO

    www.virginiademauro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Virgínia! É um prazer enorme ser merecedor da sua leitura! Um gde abraço!

      Excluir
  2. Olá , bom dia , se possível, publique modelos de dinâmica de grupo para cargo de jornalista ? Estou fazendo um trabalho sobre isso e desejo me aprofundar. Desde já agradeço. Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol. Não há exatamente um modelo de dinâmica de grupo definido. Cada empresa tem um setor de RH que entende que uma forma ou outra é melhor para avaliar os candidatos. Dos que participei, destaco as tarefas em grupo, com a criação de novos programas de TV ou veículos de comunicação. Na realidade, a intenção é avaliar mais do que o desempenho "profissional" e o talento dos candidatos. É preciso observar a relação interpessoal, o trabalho em equipe e o espírito de liderança. Um grande abraço.

      Excluir