segunda-feira, 11 de junho de 2012

Grandes emissoras provam que a web TV ainda vai "pegar" no Brasil


A Eurocopa 2012, maior competição de seleções do futebol europeu, é transmitida pela Band, na TV aberta, e pelo SporTV, na TV por assinatura. Os jogos acontecem às 13h e às 15h45, todos os dias. Como o horário é pouco usual para transmissões esportivas durante a semana, o SporTV, com inteligência, resolveu transmitir os jogos também pelo site globoesporte.com.

De volta à grade da Rede Record, o programa Cidade Alerta, exibido às 17h, também é simultaneamente transmitido pelo site R7. Tanto os jogos da Euro 2012 como o programa policial apresentam boa audiência nos sites de suas emissoras e geram comentários positivos nas redes sociais.

Isso prova que a web TV tem um futuro promissor no Brasil, diferentemente do que pensa a maioria dos empresários tupiniquins. O que dificulta o real crescimento das web TVs por estas bandas é o excesso de oferta de canais, o amadorismo (falta de profissionalismo) e o pouco cuidado técnico e plástico com a programação.

Arrisco-me a dizer que deve haver mais de mil canais pela internet espalhados pelo Brasil. Um pacote completo de tv a cabo não chega a ter 200. Ou seja, a oferta é muito generosa e gratuita. Como então filtrar o que realmente presta e assistir a um canal web de qualidade?

Os canais web serão levados mais a sério quando houver algum tipo de lei do Ministério das Comunicações que regulamente a quantidade de emissoras web que poderão existir em território nacional e também que disponha sobre seu aparato técnico mínimo para ir ao ar. Por exemplo, tamanho mínimo de estúdio, número mínimo de câmeras, etc.

Para filtrar bem o que assistir, procure emissoras pioneiras na internet. Dê preferência às que trabalham com conteúdos próprios e originais e que não apenas reproduzem vídeos que você encontra nos sites específicos para esse fim.

Prefira as emissoras que apresentem melhor qualidade de som e imagem e as que tenham uma grade diversificada de programação, com cenários específicos para cada atração. Enquanto esse tipo de detalhamento e profissionalismo não chegar às emissoras por internet, os olhares comerciais para elas sempre serão de desdém.

Algumas emissoras locais de TV fechada (a cabo), por possuírem menor expressão, já apostam na transmissão simultânea de seus programas pela internet para alongar o alcance. Assim, quem não é assinante pode acompanhar normalmente tal programação. Hoje, as informações são globalizadas. Logo, não há sentido em "esconder" as produções dos canais fechados, ainda mais dos de pequeno porte.

Por fim, acredito que, em um médio espaço de tempo (entre 8 e 10 anos), as emissoras web vão melhorar seus conteúdos, disponibilizar programações interessantes e contratar profissionais de gabarito para o comando das atrações. Não sei se serão um sucesso absoluto, mas farão, com certeza, muito mais barulho do que fazem hoje. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário