quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jornalista também pode ser publicitário?



A rigor, qualquer pessoa pode cursar quantas faculdades quiser. Logo, nada impede que um jornalista seja também publicitário. No meio midiático, tem gente que vê isso com maus olhos. Dizem que jornalismo e publicidade são carreiras que entram em conflito. Não vejo assim. Hoje, muitos jornalistas atuam como redatores publicitários.

Sinceramente, aprendi que, na vida, não podemos ser tão radicais. Não vejo mal nenhum em aliar a publicidade ao jornalismo, desde que uma coisa não interfira na outra. Eu, por exemplo, apresento um programa esportivo em web TV. E, apesar do descrédito e do preconceito que esse tipo de mídia ainda sofre, precisamos buscar patrocinadores.

O programa tem uma hora de duração. Mas, por mais patrocinadores que consigamos, eu jamais prejudicaria o conteúdo da atração. Milton Neves, conhecido pelo exagero nos merchans em seus programas, é um exemplo de profissional bem sucedido financeiramente. Como jornalista, nem tanto. Porém, é digno de respeito.

O erro é o exagero nas propagandas. Isso atrapalha o andamento, a fluência do programa. Não fica interessante para o telespectador. O comunicador deve ter sempre em mente que nunca faz um programa de televisão para ele próprio. O consumidor final é o público. Assim como as páginas dos jornais devem ser escritas com foco nas pessoas. E os programas de rádio também.

O público é a única razão da mídia existir. Ele nunca poderá sofrer qualquer tipo de prejuízo. Mas nos canais abertos, quase sempre é o que mais acontece. Infelizmente. Esse é o maior equívoco. Se o jornalista vai vender alguma coisa ou não, problema dele. Apenas deve deixar bem claro que nenhuma empresa ou produto vão interferir no conteúdo e impedirem que ele critique determinada marca se for necessário.

Jornalista pode vender. Mas não deve ser um vendido. O público sabe desvincular a imagem do jornalista do produto que ele vende. No entanto, jamais vai tolerar se alguma informação não for devidamente transmitida em virtude disso.

Em tempo: desculpe não ter postado ontem, mas aconteceram diversas ocorrências que atrapalharam meu dia, como um pneu furado e uma batida no carro. Má fase. Que também passa. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. É uma pena ver comunicadores "se vendendo", dando maior importância aos merchans e esquecendo que o importante de um programa é o conteúdo, a qualidade da informação.
    Taí um diferencial q NÃO falta no ER!!! Parabens!

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