quarta-feira, 25 de maio de 2011

Administração do tempo é fundamental para o jornalista


Administrar bem o andamento dos ponteiros do relógio é uma tarefa árdua para qualquer profissional. No caso do jornalista, é fundamental fazer bom uso do tempo que, quase sempre, é pequeno para realizar tudo o que é necessário em uma jornada de trabalho

Normalmente, um jornalista de redação executa várias tarefas simultâneas. Apura informações, escreve, lê, decupa fitas, ajuda na edição. Dependendo da empresa e do veículo para os quais trabalha, chega a fazer mais de quatro pautas diárias (muito comum em jornal impresso e internet). É uma rotina, muitas vezes, estafante.

Tem gente que chega a desejar que o dia tenha 30 horas. Discordo. O volume de trabalho é que deve diminuir. Pelo bem da qualidade de vida. Na Inglaterra, por exemplo, existem horários fixos e rígidos de trabalho na mídia. Quando o horário aponta o final do expediente, o cinegrafista simplesmente desliga a câmera e vai embora. Esteja ele no meio de uma pauta importante ou não.

Acredito que não haja necessidade de tanto radicalismo, desde que a empresa também seja correta com o trabalhador e pague as devidas horas extras. Caso contrário, o radicalismo (da parte de TODOS) seria uma alternativa para provocar mudanças.

Mas, voltando ao tic-tac das horas, hoje, de fato, o tempo urge. Jornalista tem prazo para tudo e tempo para quase nada. O horário de fechamento é cruel e não espera. Não é à toa que o chamam de "dead-line", prazo final para a entrega dos materiais aos editores.

Por isso, cada minuto é precioso. Porém, se você, amigo leitor, trabalha com algo que dependa de terceiros, sabe como a situação é irritante. Depender dos outros significa não ter independência no trabalho. E, quando as coisas fogem ao seu controle, você não é o responsável direto por elas (embora seu chefe passe a cobrá-lo como se fosse). E, na maioria das vezes, ainda é obrigado a ouvir um sonoro "se vira"!

Quando um jornalista redige uma reportagem, para qualquer veículo que seja, ele sempre tem pressa. E muitas fontes não entendem isso. Portanto, fica aqui também um alerta para você, leitor, que é apenas curioso pelo meio jornalístico. Se, algum dia, um jornalista ligar para você pedindo uma entrevista, não demore a responder. Mesmo que a resposta seja negativa. Isso destrava o processo e o profissional da comunicação pode buscar outro entrevistado.

Mas, caso você possa atendê-lo com rapidez e prestatividade, o jornalista nunca vai esquecê-lo. E, com certeza, vai procurá-lo outras vezes para novas entrevistas, já que se mostrou tão prestativo na primeira oportunidade. Isso é muito ensinado em cursos de mídia training para diretores de empresas que desejam aparecer na mídia e divulgar a imagem do local onde trabalham.

Infelizmente, pelo grande estresse e pressão que sofrem, alguns jornalistas são rudes e grosseiros com as fontes que demoram a atendê-los ou que se negam a dar entrevistas. Isso é um erro. Uma prática abominável, que só afasta mais as fontes do profissional e o prejudica no mercado de trabalho. Por causa disso, algumas fontes até exigem que determinados jornalistas as entrevistem, pela maneira como tratam os entrevistados.

Para quem está começando, ficam essas preciosas dicas. Por mais estressado e pressionado que esteja, sempre é possível encontrar "tempo" para ser simpático e amável (na verdade, isso é mais um traço de personalidade e caráter do que uma simples falta de tempo).

Tenha calma que, no final das contas, a reportagem vai ser concluída. E não disperdice seu tempo bebendo cafezinhos, jogando conversa fora com subordinados, amigos ou patrões, ou mesmo lendo e-mails inúteis e fuçando na internet quando estiver cheio de coisas para fazer. Afinal, o tempo é implacável. E as horas só avançam. Nunca recuam. Forte abraço.

4 comentários:

  1. Ai ai... senti uma indireta para mim (hahaha)...
    Concordo contigo Lê, não deve existir um dia de 30 horas, senão também não seriam suficientes. Vamos diminuir o trabalho.
    Devemos controlar nosso tempo não só profissionalmente mas na vida pessoal tb.

    Como sempre arrasou no post

    ResponderExcluir
  2. É um equilíbrio! Obrigado pela visita de sempre! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Só tenho que dar meus parabéns a esse grande Jornalista.. Gosteii muitoo desse texto uma linguagem simples e que não cansa o leitor Gosteii Demais Nota 10..!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, meu caro! Na quarta vc estará aqui! hehehe. Abs!

    ResponderExcluir