domingo, 1 de maio de 2011

Mais alguns tropeços das transmissões ao vivo



Já disse neste blog, diversas vezes, quão traiçoeiras podem ser as armadilhas de uma transmissão ao vivo. O cenário pode cair, o apresentador pode tropeçar, espirrar, engasgar; engraçadinhos podem "invadir" o relato de repórteres, passando atrás da imagem. São inúmeras as possibilidades de mico em uma transmissão ao vivo. Seja de TV ou rádio.

O motivo do tema do post de hoje é o relato de um jogador do Santos, chamado Zé Eduardo. Estava eu saindo de Guarulhos na última sexta-feira e ouvindo a rádio Estadão/ESPN quando o repórter Felipe Camargo, em Santos, entrevistava o jogador.

O atleta esbravejava contra a imprensa, que criticava o atacante por falta de gols. E eis que ele brada ao microfone: "tem gente falando muita m... de mim". Não preciso escrever por extenso. Você, leitor, sabe que palavra (ou palavrão) ele falou.

Essa é uma das armadilhas das transmissões ao vivo. Você jamais poderá prever o que o entrevistado vai falar. Seja ele de que nível social for ou qualquer que seja a profissão que exerça. Zé Eduardo soltou essa.

Abaixo, coloco áudios de outros dois jogadores que fizeram declarações parecidas em transmissões ao vivo. Uma delas de Gil, atacante que passou pelo Corinthians e, nesta oportunidade, defendia o Cruzeiro, de Belo Horizonte. A outra é de Marcinho, lateral-direito do Grêmio, substituído por causa de um probleminha, no jogo contra o Bahia, na Copa do Brasil de 2005. A terceira é do nosso lado. Do jornalista e publicitário Milton Neves quando trocou umas letrinhas e cometeu uma das gafes mais conhecidas das rádios brasileiras.

Ouça e divirta-se. Na hora, a gente não sabe onde enfiar a cara. Mas depois, acabamos rindo. São os espinhos do "ao vivo". Eles podem aparecer em qualquer momento. Forte abraço.


GIL, DO CRUZEIRO 



MARCINHO, DO GRÊMIO


MILTON NEVES

É hoje! - Aproveitando o espaço, nesta segunda-feira (02/05), reestreio no comando do Esporte na Rede, na UPTV (www.uptv.com.br). O programa é AO VIVO, semanal e começa às 18h45. Espero você, amigo leitor, para uma atração de alto nível. Conto com sua audiência. E seus elogios e críticas serão muito bem-vindos. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário