segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais um capítulo sobre a transmissão do futebol brasileiro



Mais uma vez, a TV Globo vai transmitir com exclusividade os jogos do Campeonato Brasileiro até 2015. O monopólio continua. O contrato do Clube dos 13 com a Rede Tv! foi julgado inválido e a emissora dos Marinho conseguiu fechar acordo individual de direito de imagem com cada clube da Série A.

Porém, por conta do desgaste vivenciado com as emissoras rivais, a Globo deve ter pulso firme sobre o produto que adquiriu. A cobertura por outras emissoras de TV nos estádios, que já era limitada por conta da exclusividade global, pode ficar ainda mais restrita.

Segundo o blog do jornalista Anderson Cheni, da Rádio Capital e da RIT TV (http://cheninocampo.blogspot.com/), as emissoras de rádio só poderiam colocar um repórter em campo durante as transmissões. Normalmente, ficam dois repórteres; um atrás de cada gol.

O mesmo valerá para as outras emissoras de TV, que só poderiam ter um repórter e um cinegrafista em campo. Além das mudanças na Série A, há rumores de que a "toda poderosa" vai tirar a transmissão da Série B da Rede TV! por conta da guerra com o Clube dos 13.

O monopólio é lamentável e traz consequências sérias aos profissionais de mídia e aos telespectadores. Para os primeiros, diminuem ainda mais as vagas em um concorrido e estrangulado mercado de trabalho. Pior do que isso, as emissoras que não conseguirem manter jornalistas no quadro de funcionários, irão demiti-los.

Para quem assiste os jogos pela TV, não terá a possibilidade de escolha de curtir o futebol com o narrador que mais gosta, o repórter e o comentarista que mais admira. É a ditadura da exclusividade. Ruim para quem assiste, ruim para quem trabalha, ruim para a pluralidade. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Mais uma vez parabébs pela matéria. A Globo tem seus méritos pois transformou o futebol no show que é, mas o que acontece é cruel, é coisa de Brasil. Agora limitar o numero de profissionais de outras emissoras para mim é crime, nunca deveria ser aceito.

    Mas também quando outra emissora detém direito sobre outros eventos que a Globo não tenha, a emissora ABRE AS PERNAS pra Vênus platinada ou seja depois não adianta reclamar.

    ResponderExcluir