segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Portifólio 9: Jornalismo e a área de educação

Nunca escondi de ninguém que tenho muita vontade de dar aula em universidade. Considero a educação um setor fundamental da vida. Mas também é um privilégio para o repórter quando ele pode fazer matérias voltadas ao processo educacional.

Também era divertido quando assistia à programação educativa na TV. Fizeram parte da minha infância Bambalalão, Catavento e Castelo Rá-Tim-Bum, todos da TV Cultura. Ainda nos tempos distantes, quem não se lembra do Vestibulando, também da TV Cultura? Um verdadeiro cursinho pela TV. Mais recentemente, o Canal Futura assumiu um pouco esse papel. Sempre assisti a esses programas. Talvez venha daí minha estreita ligação com a educação.

No Canal Guarulhos, existe um quadro que se chama "Na Escola". Ele tem o objetivo de trazer à tona discussões e debates sobre o modo de ensino e o processo pedagógico nas escolas da rede municipal. Gosto muito de fazer esse tipo de reportagem. Em muitas, volto a ser criança.

Sento no chão com os pequenos, vejo a diversão quando mexem com a tinta guache, o papel crepom, a cartolina. O cheiro de massinha e giz de cera me lembra o primário. É realmente uma espécie de túnel do tempo.

Abaixo você vai ver duas reportagens que fiz sobre educação. Uma tem passagem e a outra não. Uma refere-se a uma escola que montou uma minibiblioteca no pátio e incentiva os alunos a lerem e levarem os livros para casa.

A outra é recente. Fiz na semana passada. É sobre a tradicional volta às aulas no começo do ano. O mais interessante foi constatar nas entrevistas o quanto as crianças gostam de voltar para a escola. Nós, adultos, somos mesmo um bando de preguiçosos.

Não queremos ir à faculdade, ao colégio. Trabalhar então, que preguiça (já diria Macunaíma, folclórico personagem da Literatura Brasileira)! As crianças não têm nada disso. Elas adoram rever os amigos e voltar para a escola. Confira os vídeos e tente resgatar a criança que existe em você. Um forte abraço.


ESCOLA DE GUARULHOS TEM MINIBIBLIOTECA EM PÁTIO


MAIS DE 115 MIL ALUNOS VOLTAM ÀS AULAS EM GUARULHOS

2 comentários:

  1. Muito legal essa matérias. Realmente pelo que conheço de seu trabalho seria muito bom ouvir uma palestra sua sobre o assunto. Ou mesmo ver você apresentando um programa do cunho do saudoso Vestibulando ou mesmo progrmas sobre literatura, quem sabe né ?

    ResponderExcluir
  2. Vestibulando era show de bola. E muitos professores de cursinho os copiavam com músicas e outras decorebas pro cara lembrar na hora da prova! Eu aprendia e me divertia. Isso falta hoje em dia...

    ResponderExcluir