quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem sabe faz ao vivo (e quem não sabe também)

Fazer TV ao vivo é um dos maiores desafios do jornalista. Por causa dos imprevistos a que estamos sujeitos. Dentro e fora do estúdio. Não estou falando propriamente de notícias de última hora ou fatos que acabam "segurando" o jornalista mais tempo em uma jornada de trabalho. Isso acontece frequentemente, como enchentes, desabamentos, acidentes graves, etc.

Neste post, refiro-me ao erros (gafes) jornalísticos que podem acontecer durante uma transmissão ao vivo. Ninguém está livre de passar por uma bela saia justa. E tem para todos os gostos. Cenário que despenca, vídeo que não entra, erros da parte técnica e dos jornalistas.

Tem jornalista que troca nome (quem não se lembra de William Waack, chamando a repórter Zelda Melo de "Zelda Merda"), que engasga e que tem ataque de riso. Nas piores horas. Imagine anunciar a morte de alguém ou um desastre às gargalhadas? Acontece. E o pessoal do switcher tem alguma culpa nesse momento, já que muitos adoram fazer piadinhas internas pelo ponto eletrônico. Tem gente que boceja como Zeca Camargo ou é flagrado comendo no ar como Fernando Vanucci.

É um exercício de concentração. Embora seja engraçado para os telespectadores, para nós é uma baita vergonha. Coisas de quem faz TV ao vivo. É assim mesmo. Por isso, muito mais desafiador e "adrenalínico". Toda vez que estamos no ar, o negócio é rezar para que nada aconteça. E agradecermos após cada programa sem anormalidades. Mesmo assim, as risadas são inevitáveis.

Dentre os milhares postados, selecionei um vídeo do You Tube com alguns erros mais comuns no jornalismo. Se você se dedicar a uma pesquisa mais abrangente sobre esse assunto, vai passar horas rindo da gente. Tem muito material. Procure e vai achar coisas engraçadas ou mesmo escabrosas. Vale a pena. Não tenho vídeos de erros meus. Uma pena. Se tivesse, os colocaria aqui. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Se num primeiro momento chega a ser engraçado, confesso que fico na expectativa para ver como o reporter/apresentador se sobressai nestes casos. Lembro do episódio da Zileide Silva ( acho que é esse o nome)que não conseguia enxergar o prompter no Jornal Hoje. Fiquei angustiado, gosto do trabalho dela desde a cobertura do dos atentados de 11/09.

    ResponderExcluir