sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O mar de obviedades que banha o jornalismo esportivo

Legenda: Não chore, Ronaldo! Um dia as perguntas vão melhorar!

Se no post anterior parabenizei os repórteres pelo seu dia, neste vou dar um tapa com luva de pelica. Hora da crítica. Às vezes entendo porque jogadores, técnicos e outros envolvidos no futebol se irritam com a imprensa.

Muitos são os repórteres mal preparados, desinformados, sem criatividade, que não sabem o que perguntar ou fazem perguntas vagas e mal formuladas. Ronaldo teve de ouvir clichês como "qual o momento mais marcante da sua carreira"? "Elenque suas dez maiores vitórias e suas dez maiores derrotas".

Em um dado momento, o ex-jogador havia citado que abriria a Fundação Criando Fenômenos, mas que ainda estava só no planejamento, era tudo muito incipiente. Aí vem o repórter e fala: "você pode nos dar mais detalhes ou explicar melhor como vai ser a Fundação"? Pediu para levar um sonoro "não". Queria que nessas horas o entrevistado fosse o Seu Saraiva. Tolerância zero! Muitos jornalistas iriam pensar 15 vezes antes de pronunciarem sua pergunta.

Se não tem nada de bom para perguntar, fique quieto! Melhor do que falar besteira. É a mania de querer mostrar serviço para o veículo no qual trabalha. A sala de imprensa estava tomada por um batalhão de repórteres. Claro que algumas perguntas que um jornalista gostaria de fazer já poderiam ter sido feitas por outro colega.

Então formule outra. Boa, de preferência. Caso contrário, fique quieto! O jogador não tem culpa da limitação de intelecto das pessoas! Isso aborrece. Imagine se te perguntarem meia dúzia de vezes "o que você faz em seu trabalho?" É praticamente a mesma coisa.

Infelizmente, isso acontece muito no esporte. Perguntas repetitivas, pouca criatividade. Uma pena. Bom para quem vai por um caminho diferente. Esse tipo de profissional quase sempre se destaca. Pior para os limitados. A esses, recomendo leitura e estudo. Quem sabe a mente não se abre a novas ideias? Forte abraço.

3 comentários:

  1. Esse realmente é algo que eu queria que melhorasse e muito. Muitas vezes prefiro ver matérias sobre coletivas editadas, porque ao vivo você acaba passando raiva. Acho uma falta de respeito com o telespectador, parece que o reporter pensa assim:

    - vou perguntar qualquer coisa que tá bom, é futebol mesmo. OU
    - O povo não tá nem aí pro conteúdo o que interessa são as imagens.

    Alías cansei de ouvir comentários sobre o tema " Ronaldo " como:

    - Nossa ele até chorou !!

    Ou seja a imagem tem valido muito mais que o conteúdo, que já é parco.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lê pelo post... estamos realmente precisando de jornalistas com perguntas menos obvias, ou mudar um pouco as univesidade para que preparem melhor os futuros repóteres.
    Você como sempre dando um show...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado gente! Graças aos comentários de vcs, só tenho mais estímulos para tocar para frente este blog. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir