quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Quão mal (ou bem) a mídia pode fazer a um participante de reality show


O colunista de TV do UOL, Mauricio Stycer, postou essa semana um texto brilhante sobre o efeito que a mídia pode produzir em um participante de reality show. Ele citou o exemplo da atriz Aline Dahlen que esteve no mais conhecido reality da TV brasileira, o Big Brother Brasil (BBB).

A atriz foi tida como a vilã da casa, pela autenticidade e por bater de frente com muita gente. Segundo ela, em entrevista ao site Ego, do grupo Globo, a participação no programa foi uma das piores coisas que lhe aconteceram. Aline foi "acusada" de interpretar na casa e culpou a edição por fazer dela uma vilã.

Resultado: ela, que fazia comerciais de TV, novelas e teatro, começou a ser esquecida. As empresas não a chamavam mais para as propagandas por causa de sua "imagem de má" construída no programa. As novelas, idem.

O prejuízo à carreira também se deu com a doutora em linguística, Elenita Rodrigues. Segundo Stycer, ela perdeu credibilidade no mundo acadêmico e foi vetada nas bancas das quais participava. As atividades rendiam a ela um valor três vezes maior ao que ganha hoje.

Sim, a mídia e a "fama" podem fazer um mal imenso às pessoas. Pode destruir vidas. Vou contar uma coisa a você, amigo leitor. Em nosso meio, dizemos que, quase tudo na TV é mentira. Tudo é construído, tudo tem roteiro, tudo é produção. E os realities também têm seu roteiro. A maneira como são apresentados deixa isso bem claro..

Não é só o BBB que faz isso. A Fazenda, Aprendiz, Casa dos Artistas também fazem. Quase todos os programas de TV são assim. Até jornalístiscos. Eles literalmente usam as pessoas. Os bonitinhos, com caras de mocinhas e mocinhos, conseguem até se dar bem e, de repente, despontar como talentos da TV, ganharem dinheiro e conseguir a fama positiva. Podem se tornar atores, atrizes, humoristas, cantores, garotos-propaganda, etc. Para se ter uma ideia, até uma simples e única reportagem de TV, com a aparição e o depoimento de uma pessoa de poucos segundos, pode torná-la vilã, mocinha, bandida, expert, leiga, boa, má, simpática, antipática e por aí vai.

Mas, a verdade é que roteiros precisam de conflitos, de vilões. Quem está disposto a participar de um programa desses, como os realities, precisa ter bem claro que pode ser o vilão, mesmo sem querer ou sem saber. A edição televisiva altera fatos, distorce, manipula. É o preço que se paga para tentar ser famoso e participar de um programa de conteúdo absolutamente duvidoso (para mim, declaradamente péssimo), mas um dos líderes de audiência em uma gigante emissora do país.

Fama e dinheiro não são tudo. A credibilidade, a imagem e nosso nome são as únicas coisas que temos e devemos fazer o máximo para preservá-los intactos, ilibados e isentos de qualquer problema.

Há, também, claro, quem tenha conseguido sucesso. Casos mais raros como Cleber Bam-Bam, Grazi Massafera e Sabrina Sato. Cleber e Grazi ficaram na própria Globo, exibidora do BBB. Cleber virou "humorista" e integrou a equipe da Turma do Didi. Grazi virou uma atriz nota seis. Sabrina trilhou pelo Pânico na TV e hoje tem sua própria atração na Record. Casos raros e dois na mesma emissora que exibiu o programa.

Ou seja, esse tal de sucesso é algo muito relativo. Para quem o tem (ou acha que o tem) e para o público, que é quem julga esse sucesso. O fato é que a participação em um programa desses envolve muitos riscos. A possibilidade de se queimar é enorme. Na mídia, sempre vale a reflexão antes de aceitar um convite. Por melhor que ele possa parecer no início. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: http://www.comunicacaolm.com.br
LM Comunicação no Facebook: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro

PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
Jornal da Câmara, Ponto de Vista e outras participações em TV: https://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihKUR2FcbjDFMSy6XFpOzT-























Um comentário:

  1. Como sempre seu texto é brilhante.... foi muito bom ler seu blog após alguns meses afastada.... Parabéns

    ResponderExcluir