sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sites de publicação são ferramentas importantes para blogueiros


Quando alguém faz uma declaração ou emite uma opinião publicamente, seja por meio de uma rede social (hoje a maneira mais comum), por um blog, um artigo, uma coluna de jornal, uma gravação em áudio ou vídeo, o mínimo que essa pessoa espera é que seu conteúdo seja recebido pelas pessoas.

Via de regra, o "opinador" quer que suas reflexões, pelo menos, atinjam algum tipo de público. Pode ser um nicho específico ou um segmento mais amplo, de massa. Mas, de qualquer maneira, quem fala, quer incitar um debate, quer ser ouvido. Afinal, nos diz a teoria da comunicação, em seu preceito mais básico, que toda mensagem emitida por alguém através de um meio merece encontrar um receptor digno de absorvê-la.

Não importa quem esteja emitindo a opinião. Jornalista, especialista, alguém que tenha mestrado, doutorado, cientista, aluno de universidade, de colégio, qualquer outro profissional ou uma pessoa qualquer da sociedade. Se alguém falou algo, pode ter certeza que espera algum tipo de repercussão. Mesmo que seja um comentário simples e raso, dando os parabéns.

Nesse âmbito, os sites que publicam textos ou conteúdos de terceiros, podem ajudar na visibilidade de quem quer ser lido, ouvido ou visto. Para quem tem um blog, como eu, esses sites tornam-se ferramentas muito importantes de divulgação e compartilhamento de conteúdo. É o caso, por exemplo, do Publikador (www.publikador.com), no qual tenho divulgado os textos que aqui escrevo (http://leandrojornalista.blogspot.com).

Se um site faz isso gratuitamente por nós, divulgadores de conteúdo, pensei: por que não retribuir aqui em meu blog e falar sobre um mecanismo tão interessante? O Publikador tem vários tipos de categoria de divulgação de conteúdo: política, pensamentos, receitas de culinária, história, cultura, opinião, economia, educação, músicas, filosofia, turismo, sociedade e várias outras. Ou seja, temas para todos os gostos.

O site também tem uma fan page no Facebook (www.facebook.com/publikador), pela qual compartilha os conteúdos e dá mais visibilidade aos textos. A fan page tem mais de 50 mil curtidas na rede social. É um inteligente meio de divulgação na medida que amplia o público que seria originalmente alcançado por quem não é uma figura pública ou não tão conhecido, renomado, famoso.

Reflita comigo, caro leitor. Enquanto eu, Leandro Martins, tenho 48 seguidores neste blog e pouco mais de 1.500 amigos no Facebook, o Publikador tem mais de 50 mil pessoas que recebem o "feed" de publicações em seus murais (ou linhas do tempo, se preferir). Ou seja, a possibilidade de visualização do conteúdo é imensamente maior.

Hoje em dia, internet é isso. É uma divulgação mútua. Troca constante de experiências e conhecimentos. Quanto mais divulgação de conteúdo tivermos, de diversas categorias, mais a sociedade ganha com informações democráticas e plurais. Porém, lembremos: todo cuidado é pouco na divulgação ou compartilhamento destas informações e opiniões.

Com relação à informação, devemos estar sempre certos de sua precisão, veracidade, e fonte de números. Dados que devem ser checados antes de passar adiante algo que pode ser errôneo ou mentiroso. Com relação à opinião, devemos sempre ter bom senso, seja para emiti-la ou para divulgá-la. Não é de bom tom passarmos adiante opiniões ofensivas, que podem corroer ou danificar a imagem de alguém ou de alguma entidade. Quem faz isso, tanto "opinador" como divulgador, corre o risco de levar processo por injúria, calúnia e difamação. Logo, o bom senso é sempre exigido na hora de escrever ou retransmitir um texto.

De qualquer maneira, os sites de publicação ou republicação de conteúdo são extremamente úteis para jornalistas, colunistas, blogueiros, artistas, cantores, culinaristas, enfim, para todos que têm sempre uma boa palavra para doar, conhecimento para compartilhar ou uma opinião a emitir. É um dos benefícios da internet. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: http://www.comunicacaolm.com.br
LM Comunicação no Facebook: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro

PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
Jornal da Câmara, Ponto de Vista e outras participações em TV: https://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihKUR2FcbjDFMSy6XFpOzT-




















Nenhum comentário:

Postar um comentário