terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Bons colunistas podem tornar um jornal impresso atraente


Não é novidade para ninguém que o jornal impresso precisa se reinventar, mudar sua linguagem, caso queira continuar existindo e chegando fisicamente às mãos dos leitores. A meu ver, a mudança principal passa pela mudança de foco, na maneira de dar e comentar uma notícia.

Em vez do tradicional lide e das reportagens factuais, os jornais impressos precisam ser mais analíticos, literários, profundos. Para isso, é preciso contar com um time de bons colunistas. Estes, evidentemente, custam relativamente caro.

Um colunista não se forma do dia para a noite. Geralmente, os colunistas são jornalistas mais experientes, um pouco mais velhos. Com uma bagagem cultural grande e capazes de inter-relacionar fatos cotidianos da política, economia, segurança, saúde, esportes, turismo para, disso, fazer um belo texto atraente e metricamente bem escrito.

Colunistas são jornalistas vividos, raposas velhas e antenadas. Hoje, no jornal impresso, não importa mais a notícia quente, factual. Em questão de minutos, tudo pode mudar e a internet, com sua velocidade interplanetária, atualiza e informa a todos em segundos. O jornal impresso deve sim, apostar na análise destas notícias. Na profundidade, no modo de entender, interpretar o que acontece e, deste modo, orientar o público no dia-a-dia.

Sim, bons colunistas podem torar um jornal impresso atraente. Pensando nisso, o amigo Denis Striani, "publisher" do jornal Giro ABC, montou um tabloide calcado em textos de bons profissionais. Pessoas com bagagem enorme já passaram por lá, como Delfim Neto, apenas para citar um exemplo.

E ontem, recebi um convite para fazer parte deste time respeitado de colunistas e escrever sobre esportes. Unindo duas paixões minhas: a escrita jornalística e de opinião com o esporte, setor que me fez buscar o jornalismo como profissão. Semanalmente, um texto meu será publicado nos mais de 8 mil exemplares do Giro ABC. Além de impresso, o tabloide tem versão online e espero contar com a leitura do amigo que acompanha este blog. Seja fisicamente, seja no site www.giroabcjornal.com.br.

Agradeço aqui ao amigo Denis pelo convite. E aos amigos e ex-chefes Edélcio Cândido e Valdir Boffetti, que me introduziram no mundo das colunas e das crônicas de TV, respectivamente. Por meio dos meus textos, espero contribuir para a mudança da linguagem nos jornais impressos e fazer da análise o melhor atrativo hoje para uma publicação. Vou me esforçar para estar à altura da confiança em mim depositada. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: http://www.comunicacaolm.com.br
LM Comunicação no Facebook: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro


PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
Jornal da Câmara, Ponto de Vista e outras participações em TV: https://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihKUR2FcbjDFMSy6XFpOzT-

























Nenhum comentário:

Postar um comentário