quarta-feira, 3 de julho de 2013

Nem toda foto é o que parece


A foto que abre o post foi tirada por Ricardo Stuckert, fotógrafo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), durante o jogo entre Brasil e Japão na abertura da Copa das Confederações 2013. Ela foi postada no site da entidade como sendo a "prova" da aproximação entre a presidente Dilma Rousseff e o mandatário da CBF, José Maria Marin.

Segundo reportagem publicada no portal UOL por Luiz Paulo Montes, Rocardo Perrone e Paulo Passos, a imagem "agravou a crise entre Governo Federal e CBF. O estafe da presidente considerou o retrato 'forçado', enquanto o site da confederação diz que a foto 'é significativa e fala por si'."

Dilma não queria chegar nem perto de Marin. A presidente, vítima de tortura no regime militar, teve atritos com o dirigente da CBF após elogios feitos por ele a Sérgio Fleury, considerado um dos principais torturadores na época da ditadura.

A foto tinha a intenção de mostrar que Marin e Dilma estavam "de bem". Segundo a reportagem do UOL, "funcionários da CBF comemoraram a foto e até as vaias direcionadas para Dilma antes do jogo. Porém, o relacionamento entre eles foi protocolar durante a maior parte do jogo. E Dilma preferiu se sentar no intervalo com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, enquanto Marin ficou em outra mesa."

Ou seja, a foto tinha intenção de clara de tornar verdadeiro um fato irreal e inventado. Se analisarmos com cautela a imagem, veremos que Marin olha numa direção enquanto Dilma olha para outro lugar, diagonalmente oposto ao dirigente.

Provavelmente, eles se viraram para comemorar o gol com pessoas diferentes, bem atrás deles. Ou então, duas pessoas habilmente posiciomnadas os chamaram no mesmo instante e... click! A foto foi tirada na tentativa de induzir o público ao erro e à desinformação.

Nesses casos, o vídeo leva vantagem sobre a foto, pois (quando não há edição de má fé) há a continuidade da imagem. Já a fotografia é uma cena congelada e pode dar margem a várias interpretações.

Ainda segundo o texto do UOL, "Stuckert, que já trabalhou para o presidente Lula, virou peça fundamental na campanha de Marin para mostrar que não está isolado politicamente. Sempre atento, ele tira fotos quando algum figurão cumprimenta o presidente." Tudo na tentativa de melhorar a imagem do presidente da CBF e, de quebra, iludir o leitor mais desavisado.

Portanto, amigo que acompanha este blog, fique atento às fotos de jornais e revistas. Hoje, o fotógrafo recebe a nomenclatura de repórter fotográfico. Ou seja, tem a responsabilidade de transmitir informação com a foto. E se é repórter, também tem (ou deveria ter) o compromisso com a ética e a verdade.

Porém, algumas imagens como esta distorcem os fatos. Você pode observar, frequentemente, fotos em capas de revista ou primeira página de jornais que denigrem a imagem das pessoas ao mostrarem, aparentemente, elas com o dedo no nariz, com a testa franzida, fazendo algum gesto com as mãos que, na realidade, era um movimento único, mas foi congelado pelas lentes das câmeras, dando a impressão de parecer outra coisa. Preste atenção e você vai perceber o que digo. Fique atento! Há muita gente na mídia que ainda acredita ser possível manipular o público e fazê-lo de bobo. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Infelizmente é por essas e outras que por vezes sinto NOJO de reportagens e a forma como o telejornalismo é conduzido, isso irrita intensamente. Muitas vezes vejo críticas a forma como é feito o jornal A HORA DO BRASIL, mas por vezes é preferível alguém, que apenas lei a notícia do que faça um estardalho medíocre e force uma situação para chamar atenção.

    ResponderExcluir