terça-feira, 23 de julho de 2013

Jornalista pode fazer greve? Sim, pode e deve!


Você, amigo leitor deste blog e trabalhador, se ainda não enfrentou, um dia ainda vai enfrentar um atraso de salário. Infelizmente, um dia essa situação desagradável acontece nas melhores empresas e, quase sempre, nas piores.

Muitos amigos jornalistas já passaram por essa saia justa. Eu também já passei. É uma das coisas que mais irritam no mercado de trabalho. Afinal, você, como qualquer cidadão comum, faz planejamentos e está cheio de contas a pagar. E quando o dinheiro não cai na conta após um árduo período de trabalho, é desesperador e frustrante.

Alguns companheiros de trabalho temem fazer greve. Cruzar os braços mesmo. Ficam receosos de perder o emprego num já acirrado e concorrente mercado. Mas a greve pode e deve ser feita! Nesse caso, o trabalhador está com a razão.

Foi o que aconteceu em uma das afiliadas da Rede Bandeirantes de Televisão, a Band SC. Os salários de junho atrasaram em dez dias corridos. No último dia 12, os 30 funcionários da empresa simplesmente pararam de trabalhar.

Com a greve, alguns programas da grade não estavam sendo exibidos. O pagamento foi feito no último dia 15 e a situação aparentemente se normalizou. Não há o que temer. Se você se sentir injustiçado ou prejudicado, deve protestar. Todos que trabalham devem receber em dia.

Segundo reportagem do site Comunique-se, "a afiliada é controlada pelo empresário Saul Brandalise Júnior, um dos sócios da Perdigão, atual BR Foods. A direção do canal alegou a seus colaboradores que passa por situação financeira atípica e estaria recorrendo à venda de imóveis e empréstimos bancários para a regularização da situação".

Lamento, mas até parece que o empresário é um coitadinho. Ele que se vire para colocar a casa em ordem! Tire do próprio bolso, se necessário! Mas o trabalhador, que é visivelmente o lado mais fraco da corda, não pode jamais sofrer com esse tipo de situação. Portanto, jornalista pode sim, fazer greve! Deve! Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws


Nenhum comentário:

Postar um comentário