segunda-feira, 1 de julho de 2013

O repórter deve corrigir o entrevistado?


Ontem, acompanhava os preparativos para a transmissão da final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha, quando vi uma entrevista na ESPN Brasil. O repórter Mendel Bydlowski (foto) estava nos arredores do estádio Maracanã entrevistando alguns torcedores.

Numa espécie de carrinho movido a pedal, uma moça foi indagada por Mendel sobre quanto seria o jogo e quem faria os gols. Como resposta, disse que sairia um gol don Luís Fabiano e outros dois de jogadores dos quais nem me lembro.

Fiquei somente com o Luís Fabiano na cabeça, por razões óbvias. Mendel agradeceu e encerrou a entrevista sem corrigir a fala da mulher. Não sei se o repórter, pelo barulho no entorno do estádio, não ouviu o que a moça falou ou não se atinou com a gafe da entrevistada. O atacante Luís Fabiano não foi convocado para a Seleção. Logo, não poderia marcar nenhum gol.

A moça não tem obrigação de saber ou dar a informação correta. O jornalista sim. Não corrigir seu entrevistado quando ele comete uma gafe contribui para desinformação do público. Acredito que Mendel, experiente e excelente jornalista que é, não deve mesmo ter ouvido o que a moça disse por causa do barulho do entorno.

Em jogos assim, sempre tem o alto som de corneta, buzina e fogos de artifício. De qualquer forma, a lição fica para você, amigo leitor deste blog, que quer ou pretende cursar a faculdade de jornalismo e adentrar a este mercado de trabalho. É dever do repórter sempre corrigir o entrevistado quando ele der uma informação equivocada.

Não importa se é alguém do povo, se é uma autoridade conhecida, um artista, um jogador de futebol, um cantor ou alguém famoso. É preciso sempre privilegiar a informação correta, precisa e objetiva. Não é saia justa fazer a correção da fonte. Mas é, sem dúvida, um compromisso com o publico. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário