quarta-feira, 10 de julho de 2013

Todo cuidado é pouco no momento do jornalista aceitar um emprego


Apesar do mercado extremamente concorrido na mídia, o jornalista deve ficar sempre atento antes de mudar de emprego ou optar por esta ou aquela empresa. Recentemente, no último dia 3, a apresentadora do bloco esportivo do ‘Rede TV News’ e da edição de sábado do ‘Rede TV Esporte’, Juliana Franceschi (foto), foi demitida da Rede TV!.

Segundo reportagem publicada pelo portal Comunique-se, "Juliana foi contratada pela Rede TV em meados do ano passado. Natural de Poços de Caldas (MG), ela deixou família e noivo na cidade para se dedicar ao trabalho, conforme relatou à própria emissora em agosto de 2012".

Não sei se ela estava empregada em sua cidade natal. Para quem não está no mercado e não tem nada a perder, qualquer oferta de trabalho é válida para obter visibilidade entre seus pares. No entanto, quando o jornalista está bem empregado e com relativa estabilidade dentro da empresa, deve pensar um milhão de vezes antes de aceitar a oferta de uma concorrente.

É preciso também estar informado sobre o histórico da empresa que pretende contratá-lo. No caso da Rede TV!, os atrasos de salário e as demissões de apresentadores, principalmente de pessoas que não são contratadas em regime CLT, são conhecidos por todos que trabalham no meio midiático.

Logo, a não ser que você esteja em casa sem fazer absolutamente nada, aceitar uma oferta desta emissora é sempre um risco. É bom sempre investigar as práticas que ocorrem dentro das empresas. Afinal, se estas têm o direito de investigar nossas vidas antes de realizar uma entrevista de emprego, a recíproca também é possível e necessária.

Juliana deixou a família para trás para tentar a sorte em São Paulo. E acabou demitida. Somente ela poderia dizer se está ou não arrependida, se o trabalho por estas bandas valeu o sacrifício e se foi benéfico para sua carreira. Se estes pontos forem bem avaliados por ela, fim de papo. Já valeu a pena. Caso contrário, ela aprendeu a importante lição de avaliar bem todas as possibilidades antes de mudar de emprego ou aceitar determinada oferta.

Mas, verdade seja dita, nenhuma empresa privada do mundo dá a garantia de estabilidade profissional. Ainda mais em mídia e, especialmente, televisão, meio no qual os investimentos são fundamentais e, quando não acontecem, sejam por parte dos patrões ou por parte de patrocinadores, desmantelam equipes e setores inteiros. Nessas horas, agradeço muito a Deus por ter me dado a oportunidade de passar em um concurso público e poder deitar a cabeça em meu travesseiro com a tranquilidade e a certeza de estarei empregado no dia seguinte. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws


Nenhum comentário:

Postar um comentário