segunda-feira, 6 de maio de 2013

“Você só ganha o jogo quando sua reportagem faz algo pelo próximo”



A frase que abre o post é do experiente jornalista Roberto Cabrini (foto), que ganhou notoriedade por procurar e encontrar Paulo César Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor de Mello nas eleições de 1990, então com prisão decretada e foragido da polícia.

Cabrini localizou PC Farias em duas ocasiões: em dezembro de 1992, quando ele havia viajado para a Espanha e em outubro de 1993, em Londres, quando conseguiu uma entrevista exclusiva, gravada pelo cinegrafista Sérgio Gilz.

A declaração de Cabrini é emblemática. O jornalismo tem dever social. Não importa em que setor o repórter atue, seu trabalho sempre deve fazer algo pelo próximo. Por isso, nós, jornalistas, temos sempre de produzir as reportagens com foco no público e na sociedade.

Como costumo dizer, jornalismo é uma missão, é sina, é paixão, é amor incondicional. E nada mais gratificante para um jornalista do que saber que a reportagem que fez ajudou uma mãe desesperada, um pai inconsolável, a polícia a desvendar um crime, uma comunidade a resolver um problema. Esse é nosso grande combustível.

É a chama que nos mantém ativos na mídia. Mais do que qualquer reconhecimento profissional, mais do que qualquer aumento de salário, ajudar ao próximo é a melhor sensação que um jornalista pode ter. Aliás, é a melhor sensação que todo ser humano deveria ter! Bom início de semana. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário