sexta-feira, 3 de maio de 2013

Como conseguir boas declarações de fontes muito tímidas diante da câmera



Um bom jornalista tem sempre a missão de contar boas histórias. E para que isso seja possível é preciso conseguir boas declarações dos entrevistados. Quando a reportagem é impressa, normalmente é mais fácil, já que o repórter pode apenas anotar o que o entrevistado diz ou, no máximo, gravar o áudio com um simples gravador que não assusta ninguém e depois ouvir calmamente para escrever seu texto.

Muito diferente da parafernália de televisão. Câmera relativamente grande, tripés com iluminação que cega qualquer um, microfone de mão, lapela ou boom (depende do formato da entrevista), repórter, cinegrafista, rebatedor e até maquiagem para as entrevistas mais elaboradas. Para quem não está acostumado, é mesmo algo assustador.

Diante de tal situação, muitos entrevistados literalmente "travam" diante da câmera e o que poderia ser uma boa declaração em um tom de conversa, torna-se algo desesperador. A fonte passa a suar frio, tem ataque de pânico, gagueja, esquece de dar informações importantes e a sonora (jargão pelo qual chamamos os depoimentos em TV) fica mecânica como se um robô estivesse falando. Uma desgraça, completamente comprometida e sem emoção.

O que fazer para o repórter reverter esse quadro e conseguir boas declarações de entrevistados extremamente tímidos? A primeira providência a tomar é conversar com o entrevistado fora do raio de ação da equipe que está montando o equipamento. Dê uns quatro ou cinco passos para o lado ou para trás e tire o entrevistado desse ambiente hostil. Bata um papo com ele de maneira descontraída, conte uma piada, fale do clima, de futebol, da última notícia que leu no jornal.

Tenha certeza de que essa medida deixará a fonte uns 30% mais calma. Mesmo assim, tem gente que conversa numa boa em "off", mas quando vê a câmera ligada e ouve do cinegrafista o "gravando", simplesmente congela. Há um pequeno truque que usamos quando isso acontece.

Na câmera, geralmente há um dispositivo que desliga o led vermelho que indica que está gravando. Ou seja, é possível gravar com o led desligado. Diga para o cinegrafista acionar o dispositivo e diga ao seu entrevistado que farão apenas um ensaio. Com certeza, sem ouvir o "gravando" ou "valendo", ele ficará muito mais calmo. Não tem problema se errar ou gaguejar. Nesse caso, a entrevista será editada mesmo. Repita todas as perguntas que achar necessárias até que sinta que obteve as respostas que desejava. Quando acabar, agradeça.

A fonte vai olhar para você com um ar de estranheza e perguntar se não vão gravar. Aí você explica o truque e diga que já gravaram. Simples, prático e funcional. Ajuda o entrevistado a, na soma, ficar uns 80% mais calmo, o que para televisão é fundamental. "Calma", esta é a palavra de ordem para todos os que fazem TV. Espero que tenham curtido a dica. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário