segunda-feira, 8 de abril de 2013

Meu trabalho na Câmara de Guarulhos

Faz pouco mais de dois meses que assumi meu cargo aqui na Câmara Municipal de Guarulhos. Confesso que trabalhar para o Legislativo é mais desafiador do que para o Executivo. Na Prefeitura, as pautas brotavam com mais facilidade e as situações ofereciam melhores possibilidades de imagem, resultando em reportagens bem ilustrativas.

Na Câmara, o desafio é grande, pois é mais difícil conseguirmos mais opções de imagens para pautas que envolvam cobertura de sessões ou gravações em plenário. Justamente por isso, nossa criatividade tem de ser bem maior para abastecer um jornal semanal de meia hora. É bem corrido e dinâmico (afinal, quando jornalismo não é corrido, não é mesmo?).

Também apresento um programa semanal, de debates e entrevistas entre vereadores e algumas autoridades da cidade, bem como especialistas de diversos ramos de atividades. Também é um desafio, pois são necessárias muita pesquisa e informação quando não dominamos o assunto sobre o qual falamos na TV. Bem diferente do programa esportivo que apresento na internet.

Realmente, desafios são importantes na carreira. O projeto da TV Câmara está apenas no início. A programação foi inaugurada há menos de dois meses. O aspecto bom de você fazer parte de um projeto desde o nascimento é que tudo e todos só tendem a crescer. E o que é mais importante: juntos. Ou seja, a TV Câmara Guarulhos ainda vai ser referência de canal legislativo para diversos municípios da região metropolitana e do interior de São Paulo.

O Jornal da Câmara vai ao ar toda segunda-feira, a partir de 13h45. Mesmo horário do programa Câmara em Pauta, que apresento e vai ao ar às sextas-feiras. O telespectador ainda pode assistir a programas de entrevistas para conhecer melhor os parlamentares da cidade. Durante a programação, vinhetas explicativas sobre os trâmites legislativos esclarecem o público sobre o funcionamento da casa de leis guarulhense.

A programação completa pode ser acessada pelo site www.camaraguarulhos.sp.gov.br. À esquerda, no menu cinza, clique em "TV Câmara" e acompanhe todo o conteúdo sob demanda. O portal também transmite os programas ao vivo para o Brasil e para o mundo. E para o morador de Guarulhos que prefere sentar no sofá e confortavelmente assistir à TV, basta ligar nos canais 7 (Digital) ou 98 (analógico) da NET, operadora de TV por assinatura.

Como disse, estamos ainda em início de trabalho. O que me faz acreditar muito no projeto e em seu crescimento. Entendo que um canal legislativo ajuda a manter a população informada sobre o funcionamento da Câmara e esclarece as funções dos vereadores para os eleitores que neles votaram.

É de fundamental importância que a sociedade se informe e seja mais politizada. Só assim teremos uma real democracia, com o povo participando de maneira efetiva do poder público e da administração nas esferas municipal, estadual e federal. Por isso que nosso slogan é "o canal da cidadania".

De qualquer forma, aqui na Câmara ou na China, o trabalho do jornalista será sempre o mesmo (para quem encara a profissão com seriedade): levar a informação precisa, objetiva e esclarecer a população sobre os mais diversos assuntos, sem nunca se esquecer da função social da profissão. Isso jamais vai mudar. Abaixo, seguem algumas fotos desses dois meses de jornadas árduas.

Em tempo, ontem foi o Dia do Jornalista. Como sempre digo, jornalismo é mais do que uma simples profissão. É uma missão, uma sina, uma loucura, um prazer, é amor à flor da pele. Parabéns a todos os que entendem que a verdade deve prevalecer, que a função social é primordial e que a vaidade e o glamour são meras armadilhas que não levam ninguém a lugar nenhum. Parabéns a quem entende que a humildade pode possibilitar o alcance de muitas conquistas e a você que é um jornalista ético e tem caráter. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com











































Nenhum comentário:

Postar um comentário