sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Os candidatos a presidente e o curso de oratória


Os debates eleitorais são grandes objetos de discussão nas redes sociais. A ampla maioria dos internautas, claro, refere-se ao conteúdo que os candidatos apresentam. Porém, alguns navegadores da rede mundial já repararam em outros importantes detalhes que os candidatos mostram durante os discursos.

Muita gente tem falado sobre a voz fina de Marina Silva, do PSB, e o modo como ela se veste, além de sua cara de mau humor. Mau humor e impaciência que também parecem estar presentes no discurso da petista Dilma Rousseff. Já Aécio Neves, do PSDB, tem estilo mais bonachão e, ao falar, muitas vezes parece perdido, já que seu olhar vago denota isso.

Não vou falar de política neste post e sim da importância do preparo de políticos, comunicadores, jornalistas, atores, atrizes e tantas pessoas que aparecem na TV. Assessoria de comunicação é, hoje, algo indispensável a qualquer figura pública. Não apenas o assessor de imprensa, que envia releases chatos, fotos, textos e vídeos.

Hoje, as figuras públicas precisam de profissionais que as preparem para, de fato, fazerem bonito vídeo, principalmente na grande mídia. Um curso de oratória e "media training" é fundamental. É uma medida que ajuda a figura pública a se posicionar esteticamente na TV e orienta a fazer um discurso inteligente, não do ponto de vista do conteúdo, mas sim, na maneira de se expressar, para que o interlocutor compreenda toda a mensagem que está sendo passada. De preferência, sem dupla interpretação.

A oratória ensina a pessoa a melhorar a afirmação de ideias, a conciliar fala e atitudes, evitar gestos estranhos e desagradáveis e, deste modo, ser mais coerente e até convencer as pessoas de sua argumentação. O portal UOL publicou, recentemente, um vídeo que analisava a postura vocal e os gestos de alguns candidatos à presidência da República.

Veja o link: http://tvuol.uol.com.br/video/presidenciaveis-fazem-gestos-obscenos-e-tropecam-diante-das-cameras-04020C19396EC4915326

O vídeo é excelente. É uma parte importante de qualquer curso de oratória que se preze. O mais difícil é convencer as pessoas de que elas precisam desse tipo de aula direcionada. Muita gente prefere investir o dinheiro em bens materiais como sapatos, relógios, bolsas, a investir em um bem intangível, de conhecimento.

Aliás, todo mundo acha que sabe tudo de comunicação. Nunca ninguém precisa de ajuda. E na hora de investir, a comunicação é a área mais desprezada. Mas o vídeo serve para ilustrar bem que, até pessoas consideradas muito bem preparadas para falar em público ou numa emissora de TV, precisam de ajuda de um profissional de comunicação.

Na verdade, não há quem não precise. Até os próprios comunicadores necessitam dessa ajuda. Afinal, você, amigo leitor, conhece aquele ditado. Santo de casa não faz milagre. E, às vezes, é difícil de perceber os cacoetes e manias que temos, as falhas na dicção que apresentamos e os erros que nós mesmos cometemos. É preciso um olhar "de alguém de fora" para identificar nossos problemas.

E não é somente as figuras públicas que podem precisar da oratória e do "media training". Qualquer pessoa que acredita que precisa melhorar a postura, o gestual, a forma de argumentar com o chefe, colocar melhor as ideias numa reunião de empresa, deve fazer um curso desse tipo.

Melhorar a forma de se comunicar pode ser algo muito benéfico. Ajuda a expor ideias, persuadir pessoas em torno da realização de um objetivo, desenvolver o relacionamento interpessoal e até na obtenção de promoções na profissão. As pessoas promovidas geralmente se comunicam bem e até "se vendem" melhor (marketing pessoal).

Portanto, NÃO tenha medo de investir em comunicação. Seja um empresário que ofereça o serviço para os funcionários, seja uma pessoa que precisa saber lidar com público e mídia ou principalmente, quando o benefício for para você mesmo. Comunicação é investimento e não gasto. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws



























Nenhum comentário:

Postar um comentário