quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Semana de Comunicação da Universidade Anhanguera


Um dia desses, estava com o bate-papo do Facebook aberto e chega uma mensagem. Era do meu amigo, ex-chefe e atual professor da Universidade Anhanguera, Erick Vieira, mais conhecido como Carioca. Trabalhamos juntos um bom tempo na Lumiar Multimídia, produtora dele, em sociedade com mais dois amigos, Valdir Boffetti e Goswin Juchem.

Para minha surpresa e alegria, o Carioca queria me fazer um convite. Perguntou se eu não gostaria de palestrar para os alunos da Anhanguera, Campus Guarulhos, na abertura da Semana de Comunicação, na próxima segunda-feira, 27/10.

Como eu gosto muito de falar e de falar muito, topei na hora. Portanto, na referida data, estarei na universidade para falar aos jovens colegas da comunicação. Ao receber o convite, fiquei me perguntando sobre o que iria falar para esse pessoal cheio de esperança, que só ouve de especialistas que o mercado na mídia está péssimo e, ainda por cima, recebe dos parentes um certo pessimismo com relação ao futuro. Isso em linhas gerais, claro.

Perguntei-me o que poderia compartilhar de experiência com esses meninos e meninas, ainda em início de carreira. E, olhando para trás, em meus dez anos de televisão, descobri que há sim, esperanças para quem faz comunicação.

Ao contrário das profissões que não exigem o intelecto (e que, por isso mesmo, podem ter pessoas substituídas por máquinas, como nas linhas de produção de indústrias automotivas), os empregos em comunicação jamais serão extintos, pois se valem da inteligência humana. O cérebro humano JAMAIS poderá ser substituído por uma máquina, por mais desenvolvida tecnologicamente que ela seja.

Também constatei que sempre existe espaço para quem tem talento e esforço. Mesmo assim, estes espaços são pequenos e, hoje em dia, é preciso que o profissional crie novos nichos de trabalho. Assim, o empreendedorismo hoje é fundamental em qualquer profissão, ainda mais nas carreiras voltadas para a comunicação.

É preciso inovar, ter boas ideias, gerir a própria carreira e enveredar-se por caminhos ainda pouco explorados. Empreender é necessário. E, para isso, não basta ao profissional saber desempenhar apenas uma função. Hoje, é fundamental ser multifuncional (igual a algumas impressoras), ter mil e uma utilidades (tal e qual o slogan de uma conhecida esponja de aço) e saber fazer de tudo.

Com esse pensamento, criei a palestra "Versatilidade e Empreendedorismo na Comunicação". Serão estes temas que abordarei com os jovens na próxima semana. Montei uma apresentação de slides que devo ter revisado centenas de vezes. Em cada revisão, mudava alguma coisa, trocava uma imagem, substituía uma palavra por outra de melhor significado.

Todos os detalhes de uma apresentação devem ser valorizados em uma palestra. Aliás, prefiro chamar esse encontro, essa reunião, de bate-papo. Fica com uma cara menos sisuda e mais palatável. Detalhes são importantes, tanto para o palestrante como para o público. Ajustes feitos, conteúdos definidos. Agora, é ver no que dá.

Na próxima segunda-feira, dia 27/10, por volta de 19h, estarei na Anhanguera, Campus Guarulhos, na Rua do Rosário, nº 300, Centro. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Você é meu convidado! Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
























Nenhum comentário:

Postar um comentário