sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SBT recorre a mensagens subliminares para vender produtos da Jequiti


Faz tempo que não assistia à TV aberta. Nestes dias de festas e de folga do trabalho, confesso que meu grande esporte tem sido tirar o sono atrasado. Eu e minha esposa estamos aproveitando para colocar as horas de descanso em dia, já que, normalmente, acordamos muito cedo para trabalhar.

Minha esposa é daquelas pessoas que não vivem sem televisão. Logo, está sempre assistindo alguma coisa, ainda que esteja, ao mesmo tempo, na internet. Ela adora ver as novelas mexicanas que são exibidas pelo SBT. Por "osmose", acabei vendo um pouco da programação e pude constatar uma surpresa bastante desagradável para o telespectador.

De repente, no meio da programação, de um programa, seriado ou novela, surge uma imagem rápida de um dos produtos da Jequiti cosméticos. Essas imagens rápidas, segundo especialistas e psicólogos, não conseguem ser processadas pela parte consciente do ser humano, mas são armazenadas e interpretadas pelo subconsciente que, na hora de decidir a compra de algum produto, têm papel fundamental, tanto na parte sensorial como na parte da memória.

A isso, os especialistas em propaganda e marketing dão o nome de mensagem subliminar. "É o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta. É tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente".

A percepção da mensagem já foi comprovada cientificamente, mas não há prova cabal sobre o poder de persuasão desse tipo de comunicação. Ou seja, nada garante que o receptor de tal mensagem vá comprar algum produto após absorvê-la.

O fato é que, para mim, enquanto telespectador, este artifício causa profunda irritação. Não sei quem foi o gênio da lâmpada que vendeu esta ideia para o departamento de marketing da emissora e convenceu Silvio Santos a autorizar estas exibições. É um desconforto para quem acompanha a programação do SBT.

Estes mesmos gênios fizeram algo similar pouco antes da segunda versão da novela Carrossel entrar no ar. Uma tela verde com o nome da novela e as palavras "vem aí" entrava no meio da programação, do nada. A novela teve boa audiência, é fato. Estes "gênios" do marketing acreditaram que o fato se deveu à exibição de tais mensagens e resolveram repetir a fórmula para aumentar as vendas dos produtos da Jequiti Cosméticos.

Analisemos. Qualquer novela já tem um apelo habitual pela audiência. O brasileiro gosta de assistir à teledramaturgia. É cultural. A primeira versão de Carrossel já havia feito sucesso com toda uma geração e isso, obviamente, alavancou a audiência da segunda versão. Muito diferente da exibição da foto de um produto qualquer no meio da programação, o que só irrita o telespectador. Parece um defeito, um VT que não foi disparado, que era para ter ido ao ar e não foi. Resumindo, é ridículo.

Se Silvio Santos quer aumentar as vendas da Jequiti, não acredito que este seja o caminho. Para que esse tipo de mensagem fosse, de fato, persuasiva, deveria levar em conta a personalidade de cada receptor e o modo como ele recebe e interpreta a mensagem. O caminho para aumentar vendas é fazer promoções, melhorar a qualidade do produto, ter preços atraentes ou fazer com que artistas vendam a marca, como o perfume do apresentador Celso Portioli, por exemplo.

O SBT lutou bravamente com a Record para recuperar o posto de segunda emissora do país. E tal atitude é algo que pode afastar a audiência em vez de alavancar vendas. Como disse no início do post, fazia tempo que não assistia à TV aberta. E quando o fiz, ainda tive esta surpresa desagradável. Apenas perdi meu tempo e reforcei que assistir à TV por assinatura e segmentada é menos desconfortável. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Quando vi pela primeira vez achei que era erro de imagens, mas depois ficou notório que era proposital. Mas confesso que pior que isso é quando você está vendo uma atração e o apresentador para para falar de um produto, tirando/atrapalhando a atração que ali estava. mas estamos falando de SBT cujo dono é um vendedor nato, me abisma que ele até hoje não use macacão de formula 1 cheia de patrocínios.

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