terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Jornalistas esportivos falam sobre a crise na mídia e apontam a internet como mídia do momento


No dia 06 de dezembro do ano passado, tive o prazer de, pelo segundo ano consecutivo, cobrir a Festa da ACEESP, que premiou os melhores cronistas esportivos de São Paulo, pelos trabalhos realizados em 2013. Gravamos 15 entrevistas com narradores, comentaristas e repórteres de diversas emissoras de rádio e televisão.

Uma pergunta foi praticamente comum a todos. Pedi que comentassem a crise na mídia no ano que passou e falassem das dificuldades enfrentadas no mercado complicado de hoje. Entre os entrevistados estava Mauro Beting (foto), que chegou a ser demitido da Rádio Bandeirantes em 2013 e recontratado um dia depois, após clamor popular nas redes sociais.

Mauro, assim como Alexandre Praetzel, repórter da mesma emissora, disseram que a crise passa pela gestão desses meios, que é falha. Eles apontaram que os anunciantes existem, mas é preciso fazer uma boa gestão para que as contas fechem. Ambos também apontaram o rádio e o jornal impresso como os meios mais críticos hoje em termos financeiros, já que a TV e a internet estão captando mais os anunciantes.

Everaldo Marques, narrador dos canais ESPN, disse não ver futuro alentador na mídia. Na opinião dele, são muitos jornalistas formados todos os anos pelas diversas faculdades do país. Não há como absorver tal mão-de-obra e o mercado acaba inflado, com uma bolha e mergulhado em uma crise.

A maioria dos entrevistados também apontou a internet como mídia do momento e como uma provável saída para o mercado de trabalho na mídia tomar um novo fôlego. No entanto, as opiniões sobre este ainda novo método de comunicação são bastante divergentes. Alexandre Praetzel questionou, com razão, a gestão na internet. Ele disse ainda não ser possível gerar receitas para manter programas de qualidade.

Mauro Beting também foi enfático e fez um comentário bastante pertinente. Disse que os jornalistas da chamada grande mídia precisam descer do pedestal e admitir que a internet é um meio de informação como qualquer outro e pode ser equiparada à mídia de massa. Mauro criou o canal Chupa FC, voltado exclusivamente para o público que fica online.

Já José Silvério, narrador da Rádio Bandeirantes, disse que a audiência na internet ainda é pequena e por isso há dificuldade de gerar receita. Afirmou também que existem muitas emissoras de rádio e televisão e fica difícil terem empresas para patrocinar e manter tudo o que vai ao ar hoje. Criticou também as produções dos programas esportivos. Na visão dele, muitos se consideram gênios e acham que descobriram algo novo. Mas, no fundo, os formatos dos programas são iguais. Só mudam os nomes dos jornalistas e as emissoras.

Segue abaixo a relação de entrevistados, na ordem, nos dois programas que vamos exibir. Acredito que o primeiro será exibido dia 14 de janeiro e o segundo dia 21 de janeiro. São duas horas de exclentes entrevistas para você curtir à vontade. Inédito, na UPTV (www.uptv.com.br), nos dias marcados, a partir das 20h. Confira aí a relação de entrevistados. Um forte abraço.

Programa 1

1) Milton Leite - narrador dos canais SporTV
2) José Renato Ambrósio - repórter dos canais ESPN
3) Alexandre Praetzel - repórter da Rádio Bandeirantes
4) Mauro Beting - comentarista da Rádio e TV bandeirantes
5) Mylena Ciribelli - apresentadora da TV Record
6) Luiz Ademar - presidente da ACEESP e comentarista dos canais SporTV
7) Tiago Leifert - apresentador da TV Globo
8) Everaldo Marques - narrador dos canais ESPN

Programa 2

1) José Silvério - narrador da Rádio Bandeirantes
2) Reginaldo Leme - comentarista da TV Globo
3) Abel Neto - repórter da TV Globo
4) Fernando Soléra - narrador da TV Gazeta
5) Fernando Fernandes - repórter da TV Bandeirantes
6) Odinei Ribeiro - narrador dos canais SporTV
7) Ana Thais Matos - repórter da Rádio Globo

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws

























Nenhum comentário:

Postar um comentário