terça-feira, 17 de dezembro de 2013
A diferença entre falar em público e falar frente às câmeras
Muita gente confunde as coisas, entendendo que falar em público ou diante das câmeras é algo similar. Mas, a verdade é que há várias diferenças entre uma coisa e outra. Em cada ocasião, a mensagem deve ser transmitida de maneira diferente, para que seja compreendida clara e rapidamente.
A televisão engrandece tudo o que você faz. Até demais. Por exemplo, se, de repente, o apresentador de um telejornal for flagrado coçando o nariz no ar, o gesto fica gigante. O jornalista vai ser chamado de mal educado, pulguento, sarnento, desatento, etc. Vai virar motivo de chacota nas redes sociais em segundos, assim como foi o senta e levanta de Patrícia Poeta, na bancada do Jornal Nacional.
No entanto, se a coçada no nariz acontecesse durante uma palestra, ninguém ia notar. Os gestos na TV precisam ser bem controlados e pontuais, pois podem ganhar uma proporção enorme. Por isso é importante saber onde colocar as mãos e o que fazaer com elas.
Já o tête-a-tête permite a você se expressar de maneira mais livre, sem tanta mesura. É um papo mais descontraído. E precisa ser até teatral, atraente, para prender os olhares fixos do público, já que, dependendo do assunto, palestra costuma ser o tipo de evento chato elevado à última potência.
As palavras também devem ser empregadas de maneira diferente nas duas circunstâncias. Na TV, elas devem ser medidas cautelosamente já que, via de regra, o conteúdo é gravado e não há muito espaço para explicar o que você quis dizer com esta ou aquela frase.
A intenção deve sempre ser clara e objetiva, sem deixar dúvida nem margem para mais de uma interpretação. No diálogo de carne e osso, é possível você parar, refletir e explicar extamente o que quis dizer com esta ou aquela palavra ou expressão que possa ter usado. A TV pede síntese, o diálogo pede envolvimento, persuasão.
Porém, um ponto é comum aos dois tipos de comunicação. Em ambos os casos, você deve sempre estar seguro para comunicar de maneira clara e firme o que tem a dizer. E para que isso seja possível, é preciso estar muito bem informado sobre o assunto que está sendo tratado. É sempre bom ter alguns dados e também algum material de apoio, visual ou gráfico. E uma pesquisa previamente feita, é claro.
Para quem quiser mais dicas a esse respeito, pode contratar meus serviços como palestrante ou no curso de oratória e mídia training. Os detalhes estão abaixo. Na era da sociedade da informação, da internet, da imagem e das redes sociais, ganha destaque quem se expressa bem, até mesmo para vender o seu peixe. Afinal, não se esqueça de que as redes sociais são vasculhadas por selecionadores das mais diversas empresas, quando vão entrevistar os candidatos. Um forte abraço.
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