segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O apresentador deve sempre argumentar em favor de sua equipe de produção


É raro, mas às vezes, um convidado em um programa de rádio ou televisão, ainda mais ao vivo, pode criticar a equipe de produção. Não importa o motivo, o apresentador deve argumentar em favor de sua equipe no ar. Erros acontecem. Uns mais graves, outros menos.

Mesmo assim, o apresentador ou âncora deve se pronunciar favoravelmente ao seu time. Tudo na TV é fruto de trabalho coletivo. O erro e o acerto. Tudo bem que é o rosto do apresentador que aparece na tela e, muitas vezes, quem assiste ao programa em casa não imagina quantas pessoas trabalharam para que aquela edição vá ao ar da melhor maneira possível.

Assim, muita gente credita o erro e o acerto apenas ao apresentador. Mas tanto os sucessos como os fracassos devem ser divididos entre todos, já que o resultado final é alcançado por meio de várias mãos. Defender a equipe de produção é sinônimo de união, respeito mútuo ao trabalho que cada um desempenha.

Alguns apresentadores fazem justamente o inverso. Para se livrar do erro, colocam a culpa somente na produção, tirando o corpo fora da situação constrangedora. Resultado: desagregam a equipe e fazem com que as pessoas não se doem por eles. Apenas trabalham pelo salário no fim do mês. Aliás, tem apresentador que ganha rios de dinheiro e faz questão de jogar na cara de seus produtores que eles ganham mal. Uma atitude ridícula.

Um apresentador e sua equipe de produção devem ser como um casal. É preciso respeito, intimidade, doação e cumplicidade. A filosofia de que "eu ganho, nós empatamos e eles perdem" não pode ser admitida em hipótese alguma, embora aconteça bastante. O apresentador que age assim dá um tiro no pé e dá passos largos ao fim melancólico de sua própria carreira. Cria inimigos, fica solitário.

Trabalhar em TV deveria significar companheirismo, amizade e não puxação de tapete e individualismo, como é bem mais comum vermos em emissoras de todos os tamanhos. Vejo apresentadores que, em início de carreira, trabalham voluntariamente em emissoras de televisão para aprender. E, mesmo assim, mesmo estando em início de carreira e sem ganhar um tostão, fazem de tudo para ser um entojo com os outros.

O estrelismo não leva ninguém a lugar nenhum. A humildade, o respeito, a confiança, sim. Você, amigo leitor, que estuda jornalismo ou que pretende seguir carreira na área, reflita. Nunca deixe que o mosquito do "estrelato" o pique. Jamais tenha o rei na barriga. Trate as pessoas com a atenção que gostaria que fosse dispensada a você. Nunca se ache mais ou melhor do que ninguém. E, acima de tudo, lute para conquistar seu espaço. Mas sem invadir o espaço alheio. Até porque, sempre digo, a única estrela do jornalismo é a informação. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws





Nenhum comentário:

Postar um comentário