quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Hoje o jornalista precisa ser também um empreendedor
Geralmente, o jornalista não é uma pessoa muito habilidosa para vender produtos ou administrar empresas. Mas, com o mercado extremamente concorrido e as demissões em massa ocorridas na grande mídia nos últimos tempos, a saída para muitos profissionais da área tem sido a abertura dos próprios negócios.
É preciso empreender para não depender apenas da empresa para a qual trabalha. Os serviços mais comuns oferecidos pelos jornalistas/empresários são palestras sobre a área, atuação como mestre de cerimônias, locuções de festas e eventos, assessoria de imprensa e editoração de livros e outras publicações.
Não é fácil. Mas, sabemos que jornalismo não é uma carreira para deixar ninguém rico. Por isso, é preciso arriscar e, acima de tudo, confiar no próprio taco. Oferecer um serviço de boa qualidade também é um importante diferencial. Apesar de parecer óbvio, muita gente quer empreender e oferece o serviço de qualquer forma, sem cuidado com sua imagem e sem respeito pelo cliente.
Para divulgar seu novo empreendimento, espalhe pelas redes sociais e peça ajuda dos amigos na distribuição de panfletos e na propaganda boca-a-boca. Os projetos paralelos são importantes. Enquanto o jornalista está empregado, pode desenvolver seu negócio para, mais tarde, caminhar no mercado com as próprias pernas.
Dedicação, persistência e força de vontade são características fundamentais para que o jornalista/empreendedor tenha sucesso. Ética e retidão de caráter também. É importante que seu cliente confie em você, seja para realizar o serviço mais simples ou o mais complexo.
As pessoas, de modo geral, têm tendência a procurar, no supermercado, produtos de marcas tradicionais, nas quais confiam. Você leva para casa não apenas o iogurte X ou Y. Leva um rótulo, uma marca, um voto de confiança. O mesmo acontece com as pessoas. Quanto melhor for a qualidade do serviço prestado por você, quanto mais confiança, credibilidade e honestidade você transmitir, mais será procurado.
Invista, crie seu espaço. Não dependa do patrão para sempre. Ainda mais na mídia, em que vagas, empregos e pessoas estão sempre prestes a mudar ao sabor dos ventos, da parte financeira das empresas, de patrocinadores e anunciantes. Criatividade é hoje o grande diferencial. Força! Coragem! E bons negócios para você. Um forte abraço.
Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário