terça-feira, 11 de junho de 2013

Um programa de televisão não se faz do dia para noite: post dedicado a convidados e seus assessores


Um programa de televisão não pode, jamais, depender apenas de convidados (fato!). A menos que seja um talk show, claro. Aí, não há saída. O convidado passa a ser o pilar da produção. Torna-se, assim, condição sine qua non para que o programa aconteça. É bom que as pessoas que forem convidadas para estes programas e seus assessores de comunicação (para aquelas que os têm), tenham isso bem claro em mente.

Minha reclamação é direcionada às pessoas que não têm a mais vaga noção de como um programa de televisão é produzido. Quando a atração é calcada no convidado, ou mesmo quando não é, mas a produção convidou alguém para participar e este alguém confirmou sua ida ao estúdio, o conteúdo acaba sendo voltado para esta pessoa.

Porém, alguns destes convidados não imaginam a dureza que é editar um material de vídeo, separar fotos antigas, atuais, pensar em pautas e perguntas decentes para fazer ao entrevistado. Há um árduo trabalho nesta produção e um emprego de energia e tempo gigantescos.

Pois bem. Não foram poucas as vezes em que um convidado desmarcou comigo no dia de ir a um programa. Fosse eu produtor ou apresentador da atração. E cancelou a participação sem nenhum motivo relevante aparente. Claro, imprevistos acontecem. Problemas emergenciais, principalmente de saúde, também. Mas, com alta frequência, convenhamos, não mesmo!

Quando o convidado não pode ou não quer vir ao programa, é muito melhor dizer que não tem interesse em participar e pronto. Simples assim. Poupa o tempo dos produtores. Agora, dizer que vai ao programa e faltar sem justificativa ou dar desculpa esfarrapada justamente no dia da gravação é coisa de gente sem caráter. É ridículo!

Prejudica completamente a produção e a atração. A situação ainda piora quando o programa é ao vivo! Não há o que fazer! A pauta simplesmente cai! E se é um destes programas que dependem do entrevistado, o apresentador fica "vendido", em uma saia justíssima, já que pouco tem a fazer para salvar a edição.  Isso sem falar nos que pedem para adiar a gravação ou mesmo o "ao vivo", como se fosse algo simples de transferir toda a logística para outra data que, geralmente, já está ocupada com uma pauta.

Às vezes, quem contribui para esse cenário desagradável são os próprios assessores destes convidados. Justamente para desarticular algum programa com perguntas mais contundentes, dependendo da pauta e do entrevistado, é claro.

É uma estratégia imbecil. Assessor deve servir para INSTRUIR o assessorado e não queimá-lo na fogueira de São João. É muito mais difícil e trabalhoso instruí-lo para que ele se informe e consiga sair de uma situação delicada e de perguntas complexas. Mas é o correto a fazer! E não partir para o "mais fácil" e fazer com que ele não vá ao programa.

Isso acontece muito quando os entrevistados são políticos, homens públicos, com medo do debate, do confronto de peito aberto. Lamentável. Mas tem de todo tipo: médicos, artistas, atores, cantores, celebridades, jornalistas (sim, pasme!), entre outros.

Portanto, se você, amigo leitor deste blog, for convidado um dia para alguma atração de TV, por favor, honre sua palavra e seu compromisso. Não falte, não deixe produtores e apresentadores na mão. Isso é uma imensa falta de respeito pelo trabalho alheio. Se já fez isso, reflita no transtorno que causou ao trabalho de muita gente.

Se você, que leu este post, for jornalista, radialista ou trabalhar na mídia e já tiver passado por isso, tenho certeza de que concorda comigo e já xingou todas as gerações destes que os deixaram na mão. É algo lastimável, mas acontece muito em nossa profissão. Tome uma boa dose de paciência, respire fundo e continue tocando o barco. Afinal, você tem sempre de ter a consciência de que sua parte foi feita. E bem feita. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário